EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM GAROPABA: A VISÃO DOS PROFESSORES E ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL LOCAL

Autores

  • Aline Mendes Bernardes Santos Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Rio Grande, Rio Grande do Sul.
  • Paulo Roberto Armanini Tagliani Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Rio Grande, Rio Grande do Sul.
  • Paulo Henrique Freire Vieira Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v24i0.3894

Palavras-chave:

educação ambiental, educação ambiental crítica, representação social, ensino fundamental.

Resumo

Com o intuito de verificar se está sendo construída nas escolas de Garopaba (SC) uma Educação Ambiental (EA) crítica, investigaram-se as representações sociais de alunos e professores das escolas municipais de séries iniciais do ensino fundamental que se destacam na realização de projetos em EA nesse município. Foram aplicados questionários semi-abertos junto aos educadores e alunos e analisados alguns trabalhos em EA realizados nas escolas. Os resultados demonstram que, ainda que os professores tenham apresentado uma visão crítica com relação ao meio ambiente e ao estado de preservação dos ecossistemas costeiros, os educadores não têm conseguido transmitir essa visão crítica aos alunos. Além disso, ainda predomina um viés naturalista na representação dos educadores com relação à EA. Conclui-se que é necessário que a EA ministrada nas escolas incorpore as questões socioeconômicas e ambientais locais para que haja a consolidação de uma comunidade com cidadãos verdadeiramente críticos e participativos.

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Biografia do Autor

Aline Mendes Bernardes Santos, Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Rio Grande, Rio Grande do Sul.

Bióloga, Especializada em Ecologia Aquática Costeira pela FURG.

Paulo Roberto Armanini Tagliani, Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Rio Grande, Rio Grande do Sul.

Doutor em Ecologia e Recursos Naturais, pela Universidade Federal de São Carlos; professor associado da FURG.

Paulo Henrique Freire Vieira, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC.

Doutor em Ciência Política pela Ludwig-Maximilians Universität München, Alemanha; Coordena o Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente e Desenvolvimento (NMD), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da UFSC;

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Publicado

2013-09-22

Como Citar

Santos, A. M. B., Tagliani, P. R. A., & Vieira, P. H. F. (2013). EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM GAROPABA: A VISÃO DOS PROFESSORES E ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL LOCAL. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 24. https://doi.org/10.14295/remea.v24i0.3894