ATITUDE TRANSDISCIPLINAR E A POÉTICA DO CONHECER
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v24i0.3878Palavras-chave:
atitude transdisciplinar, complexidade, ética, estado poético, sujeito ecológico.Resumo
A visão cartesiana de compreensão da realidade cria uma relação de distanciamento e separação entre ser humano e natureza, resultando em um conhecimento científico reducionista, limitante e fragmentado. Esse artigo propõe refletir sobre a construção de uma atitude transdisciplinar por meio da ética, da percepção poética e da formação do sujeito ecológico, delineando algumas percepções que podem compor as bases de uma epistemologia da transdisciplinaridade. A compreensão da realidade de forma mais ampla e complexa, com diferentes níveis de realidade e com a lógica do terceiro incluído, permite abertura para a participação do sujeito no processo de construção do conhecimento, com toda sua efetividade e afetividade multidimensional. A existência poética nos convoca a refletir sobre os caminhos a seguir rumo à atitude transdisciplinar como sujeitos ecológicos, religando nossa existência à do Planeta e do Cosmos. Através desta percepção, que fortalece a compreensão da complexidade do universo e das relações do sujeito, e do enlace existente entre o potencial do ser humano, as transformações da sociedade e a consciência planetária, um novo diálogo pode ser construído baseado na solidariedade entre seres humanos e mundo - natureza.Downloads
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