A NATUREZA EM MARX E ENGELS: Contribuição ao debate da questão ambiental na atualidade
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v24i0.3877Palavras-chave:
Natureza, Educação Ambiental, Karl Marx.Resumo
O artigo procura resgatar as concepções a cerca da natureza encontradas na obra de Karl Marx e Friederich Engels. Pretendo resenhar e discutir as obras de Karl Marx como “Formações Econômicas Pré- Capitalistas” (1857-8) e “Crítica ao Programa de Gotha” (1875) e de Engels “Sobre o Papel do Trabalho na Transformação do Macaco em Homem” (1876). O objetivo é o de investigar quais os significados emitidos pelos autores quando tratam sobre a natureza nas obras acima citadas, entendendo que esta aproximação teórica, contribui com o processo de questionamento à Educação Ambiental contemplativa e preservacionista e, por outro lado, auxilia com a construção da proposta de Educação Ambiental transformadora e popular.Downloads
Referências
ENGELS, F. Sobre o Papel do Trabalho na Transformação do Macaco em Homem. In:
RICARDO, Antunes (org). A Dialética do Trabalho – Escritos de Marx e Engels. São Paulo.
Expressa Popular, 2004.
MARX, K. Formações Econômicas Pré-Capitalistas. 5ª ed. São Paulo. Paz e Terra, 1986.
MARX, K. Crítica ao Programa de Gotha – Observações sobre o Programa do Partido
Operário Alemão. In: RICARDO, Antunes (org). A Dialética do Trabalho – Escritos de Marx
e Engels. São Paulo. Expressa Popular, 2004.
MARX, K e ENGELS, F. A Ideologia Alemã. 6ª ed. São Paulo. Hucitec, 1987.
MACHADO, Carlos RS ; Cipriano, Diego Mendes . Contribuições teóricas ao estudo da
História Ambiental da/na cidade. In: 12º Encuentro de Geógrafos Latinoamericanos, 2009,
Montevideu. Analles del 12º Encuentro de Geógrafos Latinoamericanos. Montevideu, 2009.
MACHADO, Carlos RS ; DANDENA, Fabiana ; GUATERIO, Daiane . As três Naturezas e a
Natureza das Três. In: II Congresso Nacional de Alfabetização e Educação Ambiental, 2008,
Rio Grande. CD Room - Congresso Nacional de Alfabetização e Educação Ambiental. Rio
Grande : FURG NUPEPSO, 2008. v. 1. p. 1-15.