O SABER AMBIENTAL DE TODOS NÓS: UMA VISÃO ROMÂNTICA E NATURALISTA IMPEDE-NOS DE REFORMAR NOSSO PENSAMENTO SOBRE A RELAÇÃO SER HUMANO-NATUREZA

Autores

  • Andreia Telles UNIPLAC
  • Marina Patrício de Arruda Universidade do Planalto Catarinense

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v27i0.3247

Palavras-chave:

Saber ambiental, Consciência ecológica, Percepção ambiental, Visão romântica e naturalista.

Resumo

A problemática ambiental caracterizada pela ruptura ser humano/natureza é um dos fundamentos da crise de civilização na modernidade. A falta de estudos e discussões com a comunidade sobre a estreita relação entre educação e ambiente, faz com que a população permaneça ausente à problemática dos prejuízos ambientais ocasionados pelo descuido no trato com o ambiente. Este é o ponto de partida para a construção de um conhecimento que se pretende ser útil a intervenções sociais e processos de mudança. O ambiente não pode ser visto apenas um meio que abriga populações biológicas, trata-se de uma categoria sociológica relativa a uma racionalidade social incorporada por comportamentos, modos de vida e produção das populações. O saber ambiental leva a marca da língua e da história; um saber prático que somado a representações míticas, significações, traços culturais e aprendizagens cotidianas levam o homem a cuidar ou não de seu meio ambiente. No sentido de ampliar esta discussão, este estudo teve por objetivo investigar o saber ambiental dos Moradores da Vila Comboni e as possibilidades de desenvolvimento de uma consciência ecológica para o cuidado do ambiente. Este bairro encontra-se inserido na bacia do rio Canoas, denominada nanobacia EELages e na borda do Aqüífero Guarani, possui várias nascentes sendo considerado uma Área de Preservação Permanente (APP).Entende-se necessário um processo contínuo de educação socioambiental que incentive o diálogo e a reflexão,para incorporar um novo saber ambiental voltado à cidadania, o embrião dessa nova consciência ecológica.

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Biografia do Autor

Marina Patrício de Arruda, Universidade do Planalto Catarinense

É professora titular da Universidade do PlanaltoCatarinense integrando os Programa Stricto Sensu Mestrado em Educação (PPGE) e Saúde e Ambiente (PPGSA) . Tem experiência na docência em mestrado, especialização e graduação. Atua na interface das áreas de Saúde e Educação discutindo temas como mediação, auto-organização, educação socioambiental, processos socioculturais, cidadania, participação popular, educação permanente e continuada, teorias contemporâneas. Busca integrar o ensino, a pesquisa e a extensão como atividades indissociáveis à prática acadêmica. Líder do GEPESVIDA; Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Saúde e Qualidade de Vida. URL: http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalhepesq.jsp pesq=2541466637301181

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Publicado

2013-01-13

Como Citar

Telles, A., & Arruda, M. P. de. (2013). O SABER AMBIENTAL DE TODOS NÓS: UMA VISÃO ROMÂNTICA E NATURALISTA IMPEDE-NOS DE REFORMAR NOSSO PENSAMENTO SOBRE A RELAÇÃO SER HUMANO-NATUREZA. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 27. https://doi.org/10.14295/remea.v27i0.3247