EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO ARTICULADORA PARA A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO QUÍMICO ESCOLAR: IMPLICAÇÕES NO ENSINO E NA FORMAÇÃO PARA O ENSINO
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v28i0.3112Palavras-chave:
Educação Ambiental, Prática docente, Formação de professores.Resumo
Este artigo focaliza os movimentos de um grupo de professores em formação inicial e em exercício que, via Situação de Estudo (SE), pretendeu incorporar os princípios da Educação Ambiental (EA) ao Programa de Formação de Professores de Química e ao currículo do Ensino Médio (EM) não como uma ação isolada, mas como um projeto mais amplo de escola e de sociedade. Trata de uma pesquisa que acompanhou as ações de estagiárias durante a produção e o desenvolvimento da SE “Diversidade de produtos polimerizados: implicações para a qualidade da vida no ambiente”, junto a uma turma de estudantes da 2ª série do Ensino Médio. Destaca a importância de se trabalhar com temas da vivência cotidiana dos estudantes e relacionados à temática ambiental, mas que possibilitem introduzir os conteúdos escolares, de forma articulada e contextualizada. Enfatiza o papelda escola na produção do conhecimento químico escolar e a importância desse conhecimento para que sejam promovidas mudanças de atitudes e concepções em relação ao ambiente e à saúde. Os resultados revelaram que um ensino que contempla as características da SE e norteado pelos princípios da EA oferece oportunidades mais frutíferas para que os estudantes produzam conhecimento escolar sobre os diferentes materiais polimerizados e, também, proporciona melhores condições para a tomada de decisões mais conscientes quando solicitados.Downloads
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Publicado
2012-11-27
Como Citar
Frison, M. D., & Del Pino, J. C. (2012). EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO ARTICULADORA PARA A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO QUÍMICO ESCOLAR: IMPLICAÇÕES NO ENSINO E NA FORMAÇÃO PARA O ENSINO. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 28. https://doi.org/10.14295/remea.v28i0.3112
Edição
Seção
Artigos