A HORTA MANDALA NA AGROFLORETA SUCESSIONAL: UMA ALIADA NA RESTAURAÇÃO AMBIENTAL
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v28i0.3107Palavras-chave:
Conservação, Educação Ambiental, Agroecossistema.Resumo
Para restaurar a integridade ecológica de uma área de preservação permanente e ao mesmo tempo oferecer diferentes vivências ambientais para alunos do ensino fundamental I e II, surgiu a proposta da implantação de uma horta em uma área degradada, introduzindo práticas agrícolas temporárias e de uso sustentável enquanto ocorre a sua reparação. Para o trabalho, optou-se pela horta mandala. Durante o trabalho de campo, verificou-se uma participação ativa das crianças responsáveis pelo manejo da horta mandala, pois a mesma possibilita uma melhor vivência ambiental em relação às hortas tradicionais, onde os alunos têm uma maior interação com o solo, a água e a biodiversidade local. Além de estabelecer uma nova relação ser humanonatureza, a horta mandala na agrofloresta sucessional, possibilita também outras ferramentas que podem ser aplicadas na educação ambiental formal e informal, revelando formas criativas de observação, interação com o meio e formando opinião e posturas próprias que levam à ação.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-11-25
Como Citar
Almeida, V. J. de, & Favetta, L. R. de A. (2012). A HORTA MANDALA NA AGROFLORETA SUCESSIONAL: UMA ALIADA NA RESTAURAÇÃO AMBIENTAL. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 28. https://doi.org/10.14295/remea.v28i0.3107
Edição
Seção
Artigos