COMPLEXIDADE E A UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS COMPUTACIONAIS NO ENSINO E PESQUISA
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.2853Palavras-chave:
complexidade, ferramentas computacionais, ensino e pesquisa.Resumo
O artigo, tendo como ênfase as visões de Checkland (1981) e Gell-Mann (1996), contextualiza o que se entende por complexidade dentro da Ciência. Mostra como a complexidade pode ser tratada com a utilização de ferramentas computacionais, enfatizando o uso da ferramenta STELLA (Wallis, J., Chichakly, K., Peters S., & Richmond B., 1985, 1987, 1988, 1990-98, 2000, 2001) e em particular a possibilidade de uso dos simuladores no ensino e pesquisa em Educação. Discute a complexidade de comportamentos dinâmicos, obtida a partir de estruturas dinâmicas simples, onde são tratados os casos do caos na equação logística e do atrator de Lorenz. Finalmente, discute a complexidade estrutural do modelo MUNDO3 (Meadows, 1974) e a possibilidade de obtenção de comportamentos dinâmicos simples e complexos tendo como base uma estrutura dinâmica considerada complexa.Downloads
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Publicado
2012-09-26
Como Citar
Santos, A. de C. K. dos. (2012). COMPLEXIDADE E A UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS COMPUTACIONAIS NO ENSINO E PESQUISA. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental. https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.2853
Edição
Seção
Artigos