Desenhos infantis como ferramenta de análise da percepção sobre o meio ambiente

Autores

  • Rejane Barbosa de Oliveira Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Dirce Coronado Prestes Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v40i1.14431

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Avaliação de Desenhos, macrotendências da Educação Ambiental

Resumo

O presente artigo objetiva a discussão de desenhos aplicados a alunos dos 5º anos de uma escola municipal da cidade de Santa Helena-PR, para verificação da viabilidade do uso de desenhos como ferramenta de análise da percepção sobre o meio ambiente. Este trabalho foi motivado pela problemática em torno da dificuldade de avaliar de formas convencionais o entendimento dos alunos sobre esse assunto. Desse modo, buscou-se na literatura autores que discutem essa possibilidade, apresentando modelos de pontuação dos elementos representados nos desenhos que forneçam subsídios para análise dos mesmos, interpretando-os de acordo com suas especificidades. Tais ferramentas permitem analisar conceitos mentais que as crianças constroem por meio de suas experiências pessoais e aprendizado formal. Esses conceitos muitas vezes não podem ser expressos através de palavras verbalizadas ou escritas, encontrando nessas ferramentas de análise de desenhos uma forma de se fazer entender.

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Biografia do Autor

Rejane Barbosa de Oliveira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo. Docente do Programa de Pós-graduação em Recursos Naturais e Sustentabilidade da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Santa Helena.

Dirce Coronado Prestes, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Mestre em Ciências Ambientais pelo Programa de Pós-graduação em Recursos Naturais e Sustentabilidade da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Santa Helena. Educadora Infantil da Prefeitura Municipal de Santa de Santa Helena. Este artigo é parte da dissertação de mestrado da primeira autora.

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Publicado

2023-04-14

Como Citar

Barbosa de Oliveira, R., & Coronado Prestes, D. (2023). Desenhos infantis como ferramenta de análise da percepção sobre o meio ambiente. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 40(1), 96–119. https://doi.org/10.14295/remea.v40i1.14431