As pessoas com deficiência e a imersão no ambiente
vivências, impressões, expressões
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v40i1.14144Palavras-chave:
educação ambiental; educação especial; fenomenologia bachelardiana.Resumo
O artigo busca compreender as possibilidades de vivências promovidas com/no ambiente “natural”, ou com seus elementos, de contribuir ou potencializar o processo educacional das Pessoas com Deficiência (PcD). Sustenta-se na Fenomenologia Bachelardiana e nos quatro elementos da natureza presentes na obra desse filósofo, por meio da cartografia do imaginário e da pesquisa participante, com vistas a desvelar os meandros do fenômeno estudado. As imersões vivenciadas, sustentadas pelo diálogo e autonomia, revelaram que as PcD podem ser beneficiadas no processo de aprendizagem e desenvolvimento pessoal se estimuladas a se relacionarem com o ambiente, ou seus elementos, de forma dialógica e autônoma, como protagonistas, e que manifestam reações de prazer, aprendizagem, realização, responsabilidade, cuidado e afeto.
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