Sustentabilidade e educação
contribuições do pensamento freiriano
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v40i1.14017Palavras-chave:
Paulo Freire, Sociedade sustentável, EducaçãoResumo
Este estudo bibliográfico aborda as contribuições do pensamento freiriano nas discussões sobre sustentabilidade baseando-se na relação ser humano – planeta. Fundamenta-se em Gadotti (2005, 2009), Boff (2012), Loureiro (2012), Capitango e Callejas (2019), Freire (1959, 1989, 1995, 1996, 1997, 2000, 2001, 2005, 2016) e Brandão (2005, 2014). A temática socioambiental não é uma discussão explícita nos textos de Paulo Freire, no entanto percebe-se o constante cuidado, afeto e a responsabilidade para com o tema. A educação freiriana, enquanto meio de compreensão da relação sociedade e natureza, se dá através de uma educação libertadora e crítica em que o sujeito entende e compreende a conjuntura ambiental que vive. Entende-se que a perspectiva freiriana é capaz de contribuir nas discussões do tema, pois preconiza a formação de sujeitos éticos, preocupados com o que incide no cotidiano da sua rua, bairro, município, estado, país e/ou planeta.
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