Educação Ambiental entre o negacionismo e as fake news
intersecções discursivas
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v40i1.13535Palavras-chave:
Educação Ambiental, Fake news, VerdadeResumo
Este artigo objetiva propor uma Educação Ambiental, à luz da análise do discurso foucaultiana, como instrumento que intente para a desmistificação de fake news reverberadas na mídia. Para isso, propomos o estudo de fake news verificadas pelo site Fakebook.eco, fact-checking que analisa conteúdo de teor falso – ou duvidoso – que versa sobre a temática ambiental. Este empenho põe em evidência duas verdades: a “verdade inventada” e a “verdade verificada”, as quais, conforme constatado, ora se baseiam em critério científico, ora em critério ideológico, este último muitas vezes permeado por viés negacionista. Metodologicamente, esta pesquisa se caracteriza por ser de cunho qualitativa e de teor descritiva-interpretativa e tem como base teórica os pressupostos do filósofo Michel Foucault. Os resultados das análises apontam para densos embates discursivos, tendo a ciência como fundamento que embasa as discussões ambientais.
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