Educação Ambiental entre o negacionismo e as fake news

intersecções discursivas

Autores

  • Joseeldo da Silva Júnior Instituto Federal da Paraíba
  • Gracimário Bezerra Universidade Federal de Campina Grande
  • Francisco Vieira da Silva Universidade Federal Rural do Semi-Árido

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v40i1.13535

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Fake news, Verdade

Resumo

Este artigo objetiva propor uma Educação Ambiental, à luz da análise do discurso foucaultiana, como instrumento que intente para a desmistificação de fake news reverberadas na mídia. Para isso, propomos o estudo de fake news verificadas pelo site Fakebook.eco, fact-checking que analisa conteúdo de teor falso – ou duvidoso – que versa sobre a temática ambiental. Este empenho põe em evidência duas verdades: a “verdade inventada” e a “verdade verificada”, as quais, conforme constatado, ora se baseiam em critério científico, ora em critério ideológico, este último muitas vezes permeado por viés negacionista. Metodologicamente, esta pesquisa se caracteriza por ser de cunho qualitativa e de teor descritiva-interpretativa e tem como base teórica os pressupostos do filósofo Michel Foucault. Os resultados das análises apontam para densos embates discursivos, tendo a ciência como fundamento que embasa as discussões ambientais.

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Biografia do Autor

Joseeldo da Silva Júnior, Instituto Federal da Paraíba

Mestre em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação de Linguística da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Graduado em Licenciatura Plena em Letras Português na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Gracimário Bezerra, Universidade Federal de Campina Grande

Doutorando em Engenharia Química pela Universidade Federal de Campina Grande. Mestre em Engenharia Química pela Universidade Federal da Paraíba (2019). Graduado em Engenharia de Petróleo pela Universidade Federal de Campina Grande (2017).

Francisco Vieira da Silva, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Doutor em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professor efetivo de Linguística e Língua Portuguesa da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

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Publicado

2023-04-14

Como Citar

Silva Júnior, J. da, Bezerra, G. ., & Silva, F. V. da. (2023). Educação Ambiental entre o negacionismo e as fake news: intersecções discursivas. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 40(1), 10–30. https://doi.org/10.14295/remea.v40i1.13535