“NERVOSA, FRACA E PROPENSA A AFECÇÕES CEREBRAIS”1: O QUE PENSAVAM OS HOMENS SOBRE A EDUCAÇÃO FEMININA – UMA CONVERSA COM OS CLÁSSICOS

Autores

  • Josineide Siqueira de Santana Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

Educação. Educação Feminina. Pensadores.

Resumo

Educar mulheres passou a constar na pauta de alguns pensadores. Muito se pensou sobre a melhor forma de educá-las e como seria esse processo. Durante algum tempo, pensadores e educadores se dedicaram a formular teorias sobre o ser feminino. As preocupações em torno de sua saúde também foram tratadas, tendo em vista que o cuidado com a perpetuação da espécie e com o homem novo que seria de sua responsabilidade. O presente artigo busca apresentar o que alguns pensadores dos séculos XV a XVIII aspiravam e escreveram acerca da educação das mulheres.

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Biografia do Autor

Josineide Siqueira de Santana, Universidade Federal de Sergipe

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Sergipe, Mestre em Educação (2011), Licenciada em História (2000) pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Membro do Grupo de Pesquisas História da Educação: Memórias, sujeitos, saberes e práticas (GEPHED/UFS). Professora da Rede Pública do Estado de Sergipe.

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Publicado

2017-03-03

Como Citar

Santana, J. S. de. (2017). “NERVOSA, FRACA E PROPENSA A AFECÇÕES CEREBRAIS”1: O QUE PENSAVAM OS HOMENS SOBRE A EDUCAÇÃO FEMININA – UMA CONVERSA COM OS CLÁSSICOS. Historiæ, 7(1), 81–95. Recuperado de https://seer.furg.br/hist/article/view/6713