Notícias

  • Chamada de Artigos V. 13 - 2022

    2022-03-03

    Chamada de artigos V. 13 – 2022

     

    Dossiê Nº 1

     História e Cinema

     Organizadores: Dr. Paulo Roberto Monteiro Araujo (Universidade Presbiteriana Mackenzie); Dr. Fransmar Costa Lima (Casa Brasileira Fernando Pessoa/LiberArs).

    Descrição: O Cinema como forma de linguagem artística, de uma forma consciente ou não, expressa a temporalidade humana, compreendida em sua historicidade. Deste modo, as ações dos homens se tornam pelo cinema expressão artística, que em sua determinação criativa, nos possibilita interpretar o mundo sem as amarras categóricas das ciências positivas. Sendo assim a relação Cinema e História não é uma simples relação multidisciplinar, antes interdisciplinar. A partir do momento em que o diálogo entre essas duas áreas do conhecimento ultrapassa as fronteiras da disciplina, temos a oportunidade de alargar os horizontes entre linguagem, temporalidade e ações humanas. A preocupação do presente dossiê é analisar e debater, a partir das relações entre Cinema e História, a problemática das questões que envolvem fatos, criação e temporalidade a partir de temas como memória histórica, cultura, artes, linguagens, política e contemporaneidade, dentre outros. O dossiê se propõe a contribuir para apresentação e discussão das pesquisas acadêmicas realizadas por estudiosos que têm investigado o Cinema fonte e objeto de estudo.

     Prazo de envio dos textos: 31/08/2022

     

     

    Dossiê Nº 2

    História e Música

     Organizadores: Dr. Juarez José Rodrigues Fuão (Universidade Federal do Rio Grande – FURG); Ddo. Leandro Braz da Costa (Universidade Federal de Santa Maria – UFSM).

    Descrição: O presente dossiê procura contemplar trabalhos que abordem analiticamente debates historiográficos e aspectos teórico-metodológicos acerca das pluralizadas interlocuções existentes entre a História e a Música. Neste sentido, esperamos receber trabalhos que dialoguem com diferentes perspectivas e problematizações, tais como: trabalho em música, canção e música instrumental, gêneros e (ou) estilos musicais, suportes de registro fonográfico, indústria fonográfica e produção independente, tradições, modernidades, conformismos e resistências na música, culturas musicais e identidades nacionais e regionais, Música e Ensino de História, todas elas permeadas pelas articulações que compreendem a utilização da Música como fonte para a escrita e ensino de História, com ênfase nos fazeres e saberes musicais enquanto manifestações artísticas, socioculturais e políticas.

    Prazo de envio dos textos: 31/08/2022

    Saiba mais sobre Chamada de Artigos V. 13 - 2022