Uma introdução à crítica ambiental no extremo sul dos anos 70

Autores

  • Daniel Porciuncula Prado Universidade Federal de Rio Grande - FURG
  • Bread Soares Estevam Universidade Federal de Rio Grande - FURG

Palavras-chave:

História Ambiental. Rio Grande. AGAPAN. Crítica Ambiental

Resumo

A década de 1970 foi marcada pelo advento do “Milagre Econômico”, e a cidade do Rio Grande/RS, por sua localização estratégica e sede do único porto marítimo gaúcho, acabou por sediar a construção do Distrito Industrial (DIRG). O presente texto procura apresentar a crítica ambiental desenvolvida pela Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural, núcleo Rio Grande (AGAPAN), através de crônicas ecológicas publicadas no Jornal Agora entre os de 1978-79. Os aportes teórico-metodológicos utilizados são os da História Ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Porciuncula Prado, Universidade Federal de Rio Grande - FURG

Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Historiador Ambiental e coordenador do Grupo de Trabalho Pesquisa e Extensão em História Ambiental (GTPEHA). Doutor em Educação Ambiental (FURG).

Bread Soares Estevam, Universidade Federal de Rio Grande - FURG

Educador Social da Prefeitura Municipal do Rio Grande. Bacharel em História e Mestre em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Downloads

Publicado

2016-02-02

Como Citar

Prado, D. P., & Estevam, B. S. (2016). Uma introdução à crítica ambiental no extremo sul dos anos 70. Historiæ, 6(2), 98–116. Recuperado de https://seer.furg.br/hist/article/view/5586