Historia e geografia: elementos para um ensino humanista

Autores

  • Wilian Junior Bonete Universidade Estadual de Londrina - UEL.
  • Dalvani Fernandes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFPR. (Curitiba) e Universidade Federal do Paraná - UFPR.
  • João Junior UNICENTRO

Palavras-chave:

Educação. História. Geografia

Resumo

O presente artigo tem por objetivo refletir acerca das relações entre o ensino de História e Geografia. Advogamos pela importância de ambas as disciplinas, que quando devidamente trabalhadas podem contribuir para a formação e compreensão dos seres humanos: seu espaço, suas sociedades construídas historicamente e as dinâmicas envolvidas nos processos espaço-temporais. Com base em nossa experiência diária na sala de aula, por um lado criticamos os processos de ensino e aprendizagem desvinculados do cotidiano dos alunos e, por outro, apontamos elementos para se (re) pensar os caminhos possíveis dessas duas disciplinas, por um ensino mais humano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wilian Junior Bonete, Universidade Estadual de Londrina - UEL.

Possui Mestrado em História Social pela Universidade Estadual de Londrina – UEL (2013), na linha de pesquisa História e Ensino. Possui graduação em História/Licenciatura Plena pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO (2010). Atualmente é professor de História (nível fundamental) na rede particular de ensino na cidade de Guarapuava, PR, e também atua como professor/tutor do curso de História modalidade à Distância na Universidade do Norte do Paraná (UNOPAR). Desenvolve atividades de pesquisas relacionadas à História, Ensino de História, Teoria da História e Didática da História. Na área específica da Educação desenvolve pesquisas relacionadas a História da Educação de Jovens e Adultos no Brasil, Políticas Públicas Educacionais e Legislação para a EJA.

Dalvani Fernandes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFPR. (Curitiba) e Universidade Federal do Paraná - UFPR.

Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2008), especialização em Educação e Gestão Ambiental pelo Instituto de Estudos Avançados e Pós-Graduação (2009) e mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (2012). Atualmente é professor de Geografia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (Campus Curitiba) e doutorando pela Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Geografia Humana, com ênfase em Geografia da Religião, atuando principalmente nos seguintes temas: Religião Cristã, Juventude, Epistemologia da Geografia, Espaço e Espacialidade. Faz parte do Núcleo de Estudos em Espaço e Representações (NEER) e do Núcleo Paranaense de Pesquisa em Geografia (NUPPER).

João Junior, UNICENTRO

Graduado em Geografia Licenciatura Plena pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), possui Pós-Graduação Lato Sensu em Educação e Gestão Ambiental. Atualmente é professor da Rede Estadual de Educação Básica do Estado do Paraná.

Downloads

Publicado

2014-01-21

Como Citar

Bonete, W. J., Fernandes, D., & Junior, J. (2014). Historia e geografia: elementos para um ensino humanista. Historiæ, 4(2), 39–58. Recuperado de https://seer.furg.br/hist/article/view/3896

Edição

Seção

Artigos