<b>Os efeitos nas trajetórias docentes da política de expansão do ensino primário (SEDEP): memórias de uma professora em Novo Hamburgo/RS (1961)</b>
Palavras-chave:
Memória. Ensino primário. Educação rural.Resumo
Esse estudo tem como objetivo entender, através das memórias da professora Telga Bohrer, os efeitos da implantação do SEDEP (Serviço de Expansão do Ensino Primário) e o desenvolvimento do ensino primário na localidade de Lomba Grande – Novo Hamburgo em 1961. A pesquisa, de natureza qualitativa, utiliza a metodologia da História Oral, valendo-se de entrevistas semiestruturadas. A partir das memórias desta professora percebem-se fragmentos de uma política pública de expansão do ensino no Rio Grande do Sul, no governo de Leonel Brizola, cujos efeitos foram de ampliação do acesso a escola para alunos e novos professores.Downloads
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Publicado
2012-05-03
Como Citar
Souza, J. E. (2012). <b>Os efeitos nas trajetórias docentes da política de expansão do ensino primário (SEDEP): memórias de uma professora em Novo Hamburgo/RS (1961)</b>. Historiæ, 3(2), 198–212. Recuperado de https://seer.furg.br/hist/article/view/2896
Edição
Seção
Dossiê