<b>Ensino de História e identidade negra: importância dos livros didáticos e dos professores na educação de negros</b>
Palavras-chave:
Professores de História. Livro didático. Identidade.Resumo
Nosso trabalho visa analisar a importância do livro didático e do professor de história no processo de formação identitária de jovens negros. Nesse sentido, selecionamos o distrito Pontina da cidade de Ingá, no agreste da Paraíba, a fim de verificarmos as contribuições e influencias que os livros didáticos juntamente com o trabalho docente exercem em jovens alunos do quilombo Pedra D’água. Nossa proposta se deteve em analise do livro didático adotado pela escola e entrevistas com os professores de história, bem como utilização de pesquisas recentes sobre a concepção desses alunos sobre sua comunidade, e sua identidade. Nos apropriamos das idéias de Stuart Hall (1997), Bauman (2005), Barbosa (2003), Fonseca (2000), Hernandex (2005), e Santos (2002), bem como Meihy (2005), Chartier (2005) e Futado (2001). Verificamos que, apesar de estarmos com um aceleramento de informações e mudanças rápidas de tecnologias, o professor continua sendo fundamental no contato com os alunos e como referencia básica para sua formação. Sabemos que o professor é um formador de opiniões e de sujeitos, o que torna o livro didático em segundo plano, porém, necessário, pois serve como uma orientação de conteúdos para o trabalho docente e muitas vezes, únicos recursos de pesquisa dos educandos.Downloads
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Publicado
2012-01-03
Como Citar
Ramos de Oliveira, M. S. (2012). <b>Ensino de História e identidade negra: importância dos livros didáticos e dos professores na educação de negros</b>. Historiæ, 3(1), 75–90. Recuperado de https://seer.furg.br/hist/article/view/2481
Edição
Seção
Dossiê