Da Fantasia à Tela:

reflexões

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Resumo

O presente artigo é um excerto do quarto capítulo da dissertação intitulada Da Tinta ao Sangue: o ensino de Idade Média a partir de Game of Thrones, apresentada e aprovada pela Universidade de Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, em vinte e seis de abril de 2022. Partindo da premissa de que a relação entre História e Cinema está cada mais vez se solidificando no cenário internacional e nos estudos acadêmicos, a intenção desse trabalho é a de ser uma introdução às pesquisas e reflexões realizadas para a análise de um seriado que pretende um pano de fundo com aspiração histórica, uma vez que, assim como a imprensa, tanto o cinema quanto os seriados e a mídia de forma geral, além de serem fontes de pesquisa podem ter a dupla função de objetos de estudo. A partir dessa perspectiva, onde produções audiovisuais como o cinema e os seriados são formas de representações históricas, o trabalho detalha brevemente a história do cinema, dos seriados; apresenta um breve glossário de termos técnicos e úteis sobre a área; e reflete acerca das precauções e procedimentos da análise de obras midiáticas, utilizando o seriado Game of Thrones como exemplo. A utilização do seriado é vista nesse caso, como uma estratégia de ensino-aprendizagem, uma ferramenta - que se utilizada com orientação docente -, é capaz de tornar o aprendizado em sala de aula muito mais atrativo aos educandos.

 

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Publicado

2023-04-05

Como Citar

Bondan Rampazzo, H. (2023). Da Fantasia à Tela: : reflexões. Historiæ, 13(2), 122–141. Recuperado de https://seer.furg.br/hist/article/view/14643