DIALOGANDO COM ADOLESCENTES SOBRE DIFERENÇAS, IDENTIDADES E BEM-ESTAR NA ESCOLA E NA VIDA
DOI :
https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17484Résumé
Este estudo aborda a urgência de promover a saúde mental entre adolescentes, destacando o aumento de transtornos mentais nesta população, especialmente no contexto da pandemia. O objetivo foi fomentar a educação emocional através de intervenções colaborativas em duas escolas públicas do interior do Rio Grande do Sul, engajando estudantes de 13 a 18 anos de idade. A pesquisa, de caráter qualitativo e interventivo, utilizou uma metodologia participativa e dialógica, com a realização de seis oficinas "Movimente-Se". Estas sessões focaram no desenvolvimento de competências emocionais, como consciência e regulação emocional, autonomia pessoal, competências sociais e para a vida, por meio da discussão de temas emergentes trazidos pelos próprios estudantes. A análise dos dados foi conduzida utilizando-se a Análise Temática das produções narrativas e simbólicas dos estudantes, evidenciando que metodologias dialógicas potencializam a construção de saberes e o desenvolvimento de competências emocionais no público estudado.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Diversidade e Educação 2024
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Concedo a Revista Diversidade e Educação o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Diversidade e Educação acima explicitadas.