“PARECE QUE EU TENHO DUAS IDENTIDADES, E É LINDO! IDENTIDADE SURDA E LGBT! EU SINTO ORGULHO”!
LÍNGUA DE SINAIS, SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DA COMUNIDADE SURDA
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17400Resumen
Inserido em uma comunidade surda em um contexto territorial fortemente religioso, em Juazeiro do Norte, na região do Cariri cearense, um jovem vivencia a dupla experiência de ser surdo e gay. Apesar de diferentes barreiras enfrentadas, consegue rompê-las em um processo de compreensão de sua sexualidade. Interessante, a história desse sujeito levou ao desenvolvimento deste estudo, que tem como objetivo refletir sobre as vivências de um sujeito surdo e LGBTQIAPN+ na referida cidade. A metodologia se baseou na abordagem qualitativa, utilizando a entrevista semiestruturada como técnica de pesquisa. Os principais resultados apontam que sem acesso às informações em língua de sinais, o sujeito surdo buscou nas redes sociais e junto às comunidades surdas fora de seu território, visto que a de Juazeiro do Norte se mostrou hostil por questões religiosas, entender a sua sexualidade, conseguindo romper com silenciamentos, aceitando a sua identidade gay, e vivenciando-a atrelada à sua identidade surda.
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