SAÚDE MENTAL E VIVÊNCIAS FORA DOS BINARISMOS DE GÊNERO ENTRE JOVENS ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17390Resumen
O estudo explora vivências fora dos binarismos entre graduandos dentro e fora do ambiente universitário, junto a dimensões subjetivas acerca de suas construções identitárias, como determinantes de saúde mental. Partindo de perspectivas queer-psicanalíticas, fez-se uso de entrevistas informadas pelo método FANI, analisadas com base em teorias objeto-relacionais. Justificou-se o recorte populacional pela vulnerabilidade psicossocial de jovens estudantes minoritários e da população não-binária em geral. Obteve-se que, em geral, as universidades são ambientes seguros para a exploração dessas identidades, face aos demais. O encontro de uma comunidade aceitadora promoveu melhoras na relação com a própria identidade, reduzindo ansiedades internalizadas. Foram relatados episódios positivos e negativos com as políticas inclusivas, mas em geral se sentiram contemplados pelas existentes. O estudo contribui para a formulação de novas políticas inclusivas e amplia a literatura nas áreas da saúde mental, educação, diversidade e psicanálise.
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