VIVÊNCIAS DE PESSOAS TRANGÊNERO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

UMA REVISÃO DA LITERATURA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17108

Resumen

Neste trabalho, discutimos a respeito das vivências das pessoas trans na educação básica, com o objetivo de analisar suas experiências nas suas trajetórias escolares. Trata-se de uma revisão da literatura, de caráter descritivo, e de abordagem qualitativa. Selecionamos pesquisas que foram analisadas com base nas perspectivas pós-estruturalistas e na Teoria Queer, que também alicerçam o arcabouço teórico. As pesquisas sugerem que o espaço escolar é marcado por violências e discriminações que são oriundas, inclusive, de agentes escolares, e que, para os/as estudantes permanecerem no sistema de ensino, isolam-se e se anulam, como forma de se defender das violências. Concluímos que as pesquisas enfatizam a urgência de repensarmos o sistema de ensino e as práticas pedagógicas, para que, assim, possamos acolher a diversidade e respeitar a dignidade do/a estudante que rompe a norma cisheteronormativa.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Estéfani Barbosa de Oliveira Medeiros, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Psicóloga (URI, 2020)

Mestra em Educação (URI, 2022)

Doutoranda em Educação - (URI, 2022/2026).

Bolsista CAPES

Eliane Cadoná, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Pós-doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS, sob orientação da prodessora Clarice Traversini (in memorian), na linha de pesquisa Estudos Culturais em Educação. Atualmente, realiza pós-doutorado junto ao mesmo grupo de pesquisa, sob a orientação da professora Roséli Belmonte Machado, com projeto (financiado pela Fapergs) que analisa discursos de mídia sobre gênero e educação, e desenvolve trabalhos com fins de trazer à tona os estudos de gênero na educação básica, a partir de diferentes lugares de fala. Doutora em Psicologia e Mestre em Psicologia Social (PUCRS). Especialista em Psicologia Clínica Ampliada e graduada em Psicologia e em Ciências Biológicas (URI - Campus de Frederico Westphalen). Professora da URI/FW e atual Coordenadora do Curso de Psicologia desta mesma Universidade. Professora do Programa de Pós-Graduação - stricto sensu - em Educação URI/FW, atuando na linha de pesquisa Processos Educativos, Linguagens e Tecnologias

Publicado

2024-08-12

Cómo citar

Barbosa de Oliveira Medeiros, E., & Cadoná, E. (2024). VIVÊNCIAS DE PESSOAS TRANGÊNERO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA REVISÃO DA LITERATURA. Diversidade E Educação, 12(1), 417–441. https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17108

Número

Sección

Dossiê: Juventudes Contemporâneas – articulações com os Estudos Culturais, Gêner