VIVÊNCIAS DE PESSOAS TRANGÊNERO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
UMA REVISÃO DA LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17108Resumen
Neste trabalho, discutimos a respeito das vivências das pessoas trans na educação básica, com o objetivo de analisar suas experiências nas suas trajetórias escolares. Trata-se de uma revisão da literatura, de caráter descritivo, e de abordagem qualitativa. Selecionamos pesquisas que foram analisadas com base nas perspectivas pós-estruturalistas e na Teoria Queer, que também alicerçam o arcabouço teórico. As pesquisas sugerem que o espaço escolar é marcado por violências e discriminações que são oriundas, inclusive, de agentes escolares, e que, para os/as estudantes permanecerem no sistema de ensino, isolam-se e se anulam, como forma de se defender das violências. Concluímos que as pesquisas enfatizam a urgência de repensarmos o sistema de ensino e as práticas pedagógicas, para que, assim, possamos acolher a diversidade e respeitar a dignidade do/a estudante que rompe a norma cisheteronormativa.
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