NAS PRATELEIRAS VIRTUAIS

TENDÊNCIAS DE CONSUMO LITERÁRIO NA CATEGORIA JOVENS E ADOLESCENTES DA AMAZON

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17095

Resumen

O presente artigo propõe uma análise do consumo literário na categoria Jovens e Adolescentes da Amazon, buscando compreender as relações entre as tendências de compra e as perspectivas sociais e identitárias em uma escala macro através de uma observação do ranking dos títulos mais vendidos na divisão. Para tal, nos apoiamos na netnografia como metodologia, através dos estudos de Robert V. Kozinets (2014), examinando a relação entre as obras mais populares e questões sociais como gênero, identificação pessoal e consumo por influência no ambiente digital. Os resultados revelam tendências como a ascensão de obras de autodesenvolvimento e espiritualidade, a intervenção do marketing de influência nas comunidades virtuais e a emergência de novas formas de publicação, como a autopublicação. A análise sob a perspectiva da interseccionalidade também destaca desafios como a falta de representatividade LGBTQIAPN+ e a persistência de padrões hegemônicos no mercado literário.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2024-08-12

Cómo citar

Moura, R. da S., Braz, K. G., & Oliveira, R. A. (2024). NAS PRATELEIRAS VIRTUAIS: TENDÊNCIAS DE CONSUMO LITERÁRIO NA CATEGORIA JOVENS E ADOLESCENTES DA AMAZON. Diversidade E Educação, 12(1), 117–143. https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17095

Número

Sección

Dossiê: Juventudes Contemporâneas – articulações com os Estudos Culturais, Gêner