NAS MINHAS VEIAS ESCORRE O SANGUE HERÓI DO FRACASSO

A EXPERIÊNCIA E NARRATIVA DE SI ENQUANTO POSSIBILIDADE DE SOBREVIVÊNCIA DA VIDA QUEER

Autores/as

  • Marluci Meinhart Universidade Feevale
  • Saraí Patrícia Schmidt Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17056

Resumen

Este artigo faz a articulação entre a experiência e a narrativa de uma agora adulta, mas antes criança queer, com a produção de outras formas de vida que não aquelas enquadradas pelo cis-hetero-patriarcado. Atentando para a inseparabilidade da produção de conhecimento e da vida, esta escrita é afetada, e portanto seus objetivos não vão além de (des)produzir incômodo e ruptura. Compreendendo como fundamentais para a produção da vida ferramentas como o fracasso, os encontros, a tristeza e o reconhecimento de si, a escrita tece um diálogo entre vida e morte, complementares e concomitantes. O percurso metodológico intersecciona cartografia e autoetnografia, apontando para a relação entre experiência, narrativa e criação de outras formas de ser e estar no mundo. Em um tom de manifesto, a escrita sinaliza para a relação de reciprocidade entre o ser e o viver, e é uma escrita queer, desestruturada e fracassada, e por isso mesmo, potente e viva.

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Biografía del autor/a

Marluci Meinhart, Universidade Feevale

Psicóloga. Mestra e Doutoranda em Processos e Manifestações Culturais

Universidade Feevale

 

Saraí Patrícia Schmidt, Universidade Feevale

Jornalista com Doutorado (2006) e Mestrado (1999) em Educação na linha dos Estudos Culturais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Docente dos Programas de Pós-Graduação Processos e Manifestações Culturais e Inclusão Social e Diversidade Cultural da Universidade Feevale. Coordena o grupo Criança na Mídia: Núcleo de Estudos em Comunicação, Mídia e Cultura.

Publicado

2024-08-12

Cómo citar

Meinhart, M., & Schmidt, S. P. (2024). NAS MINHAS VEIAS ESCORRE O SANGUE HERÓI DO FRACASSO: A EXPERIÊNCIA E NARRATIVA DE SI ENQUANTO POSSIBILIDADE DE SOBREVIVÊNCIA DA VIDA QUEER. Diversidade E Educação, 12(1), 371–389. https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17056

Número

Sección

Dossiê: Juventudes Contemporâneas – articulações com os Estudos Culturais, Gêner