A REPRESENTATIVIDADE DA LITERATURA LGBTQIA+ NAS VIDAS DE JOVENS LEITORES UNIVERSITÁRIOS
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17381Abstract
As subjetividades e as sexualidades humanas são construídas nas relações socais e nos processos psicossociais. Nesses processos, a literatura pode ter um papel importante, pois enquanto um artefato cultural, pode repercutir na vida dos leitores, quando estes encontram um significado que se entrelaça com suas vivências, em processos de identificação de si e sua sexualidade. Este estudo buscou entender a representatividade da literatura voltada para o público LGBTQIA+ nas vidas de jovens leitores universitários. O delineamento metodológico foi qualitativo, com entrevistas narrativas semi-estruturadas realizadas com três estudantes. As Análises Temáticas resultaram em três categorias, Importância da literatura para o fortalecimento da identidade, Literatura enquanto recurso de acolhimento na universidade e Saúde mental no público leitor LGBTQIA+. Concluiu-se que a literatura favorecer a compreensão de sua própria identidade, pode ser um recurso de conhecimento, acolhimento e reconhecimento da diferença e da diversidade e que pode ser usado para promover saúde mental.
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