v. 9 n. 1 (2021): Dossiê “Sexualidades, Currículos e Cinema”

					Visualizar v. 9 n. 1 (2021): Dossiê “Sexualidades, Currículos e Cinema”
Publicado: 30-07-2021

Expediente

  • Apresentação

    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v9i1.13339
    Anderson Ferrari, Roney Polato de Castro, Felipe Bastos, Raphael De Boer
    5 -7

Entrevista

Dossiê “Sexualidades, Currículos e Cinema”

  • CURRÍCULOS, CINEMA, GÊNEROS E SEXUALIDADES: FABULANDO POSSÍVEIS NA EDUCAÇÃO

    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v9i1.12934
    Sandra Kretli da Silva, Marlucy Alves Paraíso
    25 - 44
  • PRECISAMOS VERDADEIRAMENTE DE UM VERDADEIRO SEXO? O DOMÍNIO ÉTICO (SER-CONSIGO) NO DOCUMENTÁRIO LAERTE-SE

    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v9i1.12969
    Adalberto Ferdnando Inocêncio, Fabiana Aparecida de Carvalho
    45 - 65
  • ATYPICAL: NEURODIVERSIDADE E PEDAGOGIA DA SEXUALIDADE

    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v9i1.13047
    Pâmela Suelen Gama da Cruz, Helena Altmann
    66 - 92
  • EDUCAÇÃO PARA A SEXUALIDADE A PARTIR DA BIOLOGIA: VAMOS FALAR DE KINSEY?

    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v9i1.13052
    Maria Eulina Pessoa de Carvalho, Edson Leandro de Almeida
    93-123
  • GENEALOGIAS DA EDUCAÇÃO SEXUAL E DO CINEMA PORNÔ APROXIMAÇÕES ENTRE OS DISCURSOS “ANTI-IDEOLÓGICOS” ATUAIS E OS “ANTI-PORNOGRÁFICOS” DE OUTRORA

    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v9i1.13033
    Camila Macedo Ferreira Mikos, Jamil Cabral Sierra
    124 - 145
  • PROBLEMATIZANDO AS RELAÇÕES DE GÊNERO NO FILME ROMA CINEMA, PEDAGOGIAS CULTURAIS E EDUCAÇÃO

    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v9i1.12908
    Silmara Aparecida dos Santos, Vinícius Rangel dos Santos, Anderson Ferrari
    146 - 168
  • “EU GOSTO MAIS DAS COISAS QUE BRILHAM!” E SE GÊNERO FOSSE UM CARNAVAL?

    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v9i1.12958
    Alcidesio Oliveira da Silva Junior
    169 - 196
  • INVESTIGANDO REPRESENTAÇÕES GAYS MASCULINAS EM TATUAGEM (2013): DISCURSOS, IMAGENS DE CONTROLE, E TRANSGRESSÕES

    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v9i1.12566
    José Alves de Oliveira, Fábio Alexandre Silva Bezerra
    197 - 227
  • “ESTÁ NA BÍBLIA! VOCÊ LEU A BÍBLIA, SEU PERVERTIDO?”: INTERSECÇÕES ENTRE RELIGIÃO E HOMOSSEXUALIDADES A PARTIR DO FILME “O PADRE”

    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v9i1.12979
    Roniel Santos Figueiredo, Lais Machado de Souza, Erlon Dias Silva, Beatriz Rodrigues Lino dos Santos, Marcos Lopes de Souza
    228 - 256
  • FREDDIE MERCURY E A AIDS ANÁLISE DA CINEBIOGRAFIA “BOHEMIAN RHAPSODY”

    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v9i1.12924
    Ítalo Fernandes, Ricardo Desidério da Silva
    257 - 271
  • 120 BATIMENTOS POR MINUTO: EDUCAÇÕES, CURRÍCULOS E O QUE PODE UM FILME NOS AFETAR EM RELAÇÃO AO HIV/AIDS?

    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v9i1.12959
    Tiago Amaral Sales
    272 - 304
  • A CONSTRUÇÃO NARRATIVA DA BRUXA XIANNIANG NO LIVE ACTION DE MULAN PEDAGOGIAS DO GÊNERO EM AÇÃO

    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v9i1.13032
    Edimauro Ramos
    305 - 323
  • ENTRE ESPELHOS, MALDIÇÕES E JOGATINAS: ATRAVESSAMENTOS DE GÊNERO, RAÇA E GERAÇÃO NA CONSTITUIÇÃO DE PERSONAGENS VILÃS EM LIVE-ACTIONS DE CONTOS DE FADAS

    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v9i1.12953
    Olívia Pereira Tavares
    324 - 349
  • SUBJETIVAÇÕES FEMININAS: ENTRE CONCORDÂNCIAS E POSSIBILIDADES DE RESISTÊNCIA NOS FILMES DE ANIMAÇÃO DA BARBIE

    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v9i1.13002
    Telma Iara Bacarin, Constantina Xavier Filha
    350 - 379
  • "AS INCRIVEIS" EDUCAÇÃO, CULTURA VISUAL, SEXUALIDADES E CARACTERIZAÇÃO DAS PERSONAGENS MULHERES DE “OS INCRÍVEIS” (2004; 2018)

    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v9i1.13029
    Jéssica Fiorini Romero, João Paulo Baliscei
    380 - 404
  • FEMINILIDADE E TRAVESTISMO EM UM FILME HOLLYWOODIANO DA DÉCADA DE 1950

    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v9i1.13028
    Marta Friederichs
    405 - 427
  • O CINEMA E A EDUCAÇÃO COMO POSSIBILIDADE DE EMPODERAMENTO FEMININO: ESTRELANDO: MULHER -MARAVILHA

    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v9i1.13026
    Carla Araujo de Souza, Rosemary Rodrigues de Oliveira
    428 - 458
  • AS REPRESENTAÇÕES DAS MASCULINIDADES NA FRANQUIA AMERICAN PIE

    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v9i1.12909
    Gleissiano Ruan de Freitas, Eliane Rose Maio
    459 - 483
  • “NÃO CONTAVAM COM MINHA ASTÚCIA”: CONTRAPONTOS Á MASCULINIDADE HEHEMÔNICA DOS SUPER-HERÓIS

    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v9i1.12936
    Thaís Villa, Vagner Matias do Prado
    484 - 508
  • “HOMENS?”: A REENCENAÇÃO DA MASCULINIDADE

    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v9i1.13015
    Djalma Thürler
    508 - 521
  • “VOCÊ VAI NOS HONRAR” OU “HOMEM SER”? CURRÍCULO E RELAÇÕES DE GÊNERO NA ANIMAÇÃO MULAN

    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v9i1.13024
    Thomaz Spartacus Martins Fonseca, Luiz Davi Mazzei, Nathalye Nallon Machado
    522 - 539
  • "HOMENS, VIOLÊNCIA E CONSUMISMO: ANÁLISE DA MASCULINIDADE NOS GRUPOS VIRTUAIS MGTOW E DO FILME “CLUBE DA LUTA”

    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v9i1.13053
    George Miguel Thisoteine, Vitor Hugo Rossetti Canasiro, Brenda Sayuri Tanaka, Ana Cláudia Bortolozzi, Andre Luiz Gellis
    540 - 562
  • CLAQUETE: A FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA APRESENTADA NOS FILMES “MINHA MÃE É UMA PEÇA” E “MINHA MÃE É UMA PEÇA 2” DONA HERMÍNIA

    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v9i1.13007
    Saionara Vitória de Almeida, Raquel Pereira Quadrado
    563 - 591

Espaços Educativos

  • CONHECIMENTO DAS UNIVERSTÁRIAS DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO SOBRE ALGUNS ASPECTOS DA SUA FISIOLOGIA E SAÚDE REPRODUTIVA

    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v9i1.11424
    Camila Carreira Monteverdi, Simone Acrani, Carlos Henrique Medeiros de Araujo
    592 - 613
  • EDUCAÇÃO SEXUAL NO ENSINO FORMAL: MÚSICA E POESIA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA

    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v9i1.12516
    Marcelle Andrieta Damasceno
    614 - 632

Diversidade em Debate

  • OS MARCADORES DE GÊNERO NO ENSINO FUNDAMENTAL: RELATOS DE OBSERVAÇÃO DE DUAS ESCOLAS PÚBLICAS EM PORTO ALEGRE (RS)

    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v9i1.12571
    Betina Aymone, Isadora Marcon Medina
    633 - 661
  • CONSTRUÇÃO DE PRINCESAS EM FILMES DE ANIMAÇÃO DA DISNEY

    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v9i1.12273
    Tânia Regina Zimmermann, Aline Alves Machado
    662 - 688

Cotidiano da Escola

  • ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO EXPRESSOS EM MEMES: RISOS E REVOLTA NUMA EXPERIÊNCIA DE SALA DE AULA

    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v9i1.12474
    Thatiane Oliveira Nascimento, Ana Paula Bispo da Silva
    689 - 704
  • QUESTÕES DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR ANÁLISE DO DESENVOLVIMENTO DE UMA UNIDADE DE ENSINO NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v9i1.12735
    Jéssica Tamiozzo, Maria Simone Vione Schwengber, Robson Machado Borges
    705 - 721
  • AS PRÁTICAS DE GESTÃO EDUCACIONAL NO COMBATE A HOMOLESBOTRANSFOBIA DIFERENTES ENTENDIMENTOS EM PERSPECTIVA

    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v9i1.12706
    Julian Silveira Diogo de Ávila Fontoura, Josiane Carolina Soares Ramos Procasko
    725 - 750