Sacrifício e relações de gênero: imagens míticas e rituais da mulher e do feminino na cena ritual <p> Sacrifice et relations de genre: images mythiques et rituelles de femmes et du féminin dans la scène rituelle

Conteúdo do artigo principal

Marilande Martins Abreu
https://orcid.org/0000-0001-9447-7149

Resumo

Resumo

O presente artigo se ocupa do tema do sacrifício e do simbolismo ritual que transmite como tradição cultural a partir de seus elos com o patriarcado e a simbolização do feminino. Com a noção de Arquivo elaborada por Derrida pretende-se, assim, descrever alguns elementos presentes nas teorias do sacrifício e destacar relações de gênero nas imagens míticas e rituais de divindades femininas que transmitem a simbolização da mulher como mãe e amante, portanto, inspiradora e motivo de “ações heroicas de homens e divindades masculinas”. O que transmite esse simbolismo ritual?

 

Résumé 

Cet article est consacré aux thèmes du sacrifice et du symbolisme rituel qui se transmettent comme tradition culturelle à partir de leurs liens avec le patriarcat et la symbolisation du féminin. Avec la notion d’archive élaborée par Derrida il s’agit, ainsi, de décrire quelques éléments présents dans les théories du sacrifice et de mettre en relief les relations de genre dans les images mythiques et rituelles des divinités féminines qui transmettent la symbolisation de la femme comme mère et comme amante, et donc comme inspiratrice et motif des « actes héroïques des hommes et des divinités masculines ». Que transmet ce symbolisme rituel?

Mots-clés : sacrifice rituel, relations de genre, archive.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Abreu, M. M. (2019). Sacrifício e relações de gênero: imagens míticas e rituais da mulher e do feminino na cena ritual <p> Sacrifice et relations de genre: images mythiques et rituelles de femmes et du féminin dans la scène rituelle. Deslocamentos/Déplacements:/Revista/Franco-Brasileira/Interdisciplinar/De/psicanálise/E/Ciências/Sociais, 1(1), 36–54. Recuperado de https://seer.furg.br/des/article/view/9573
Seção
Dossiê
Biografia do Autor

Marilande Martins Abreu, Universidade Federal do Maranhão, UFMA, São Luís/MA.

Psicanalista e Antropóloga, professora dra. Departamento de Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Maranhão. Pós doutorado em Antropologia na École Pratique des Hautes Études - Paris/FR. Pòs doutorado em Psicanalise na Ècole Doctorale - L' Université Paris Diderot/Sorbonne Cité - Paris/FR

Referências

ABREU, Marilande M. (2015) Entrelaçamentos entre simbólico e imaginário, sacrifício ritual e simbolização do feminino. Campinas/SP, Revista Ideia, Ed. Unicamp

_______________. (2013) Sacrifício ritual, laços sociais e sexualidade. CampinasSP, UNICAMP, tese de doutorado defendida em 04 de abril de 2013 (mimeo)

AGAMBEN, Giorgio. (2007) Profanações. São Paulo, Boitempo Editorial

BACHOFFEN, J.J. (1992) El matriarcado: uma investigation sobre la ginecocracia em el mundo antiguo segun su naturaleza religiosa y jurídica. Madri: Ediciones Akal

BARRET, Philippe. (2010) Moïse, Jésus, Mahomemet: precéptes moraux de la torah, du nouveau testament et du coran. Paris-FR: Fayard

BURKERT, Walter. (2005) Homo necans: rites sacrificiels et mythes de la Grèce ancienne. Paris, les Belles Lettres

CHEMAMA, Roland. (2002) Elementos lacanianos para uma psicanálise no cotidiano. Porto Alegre, CMC Editora

CLIFFORD, J. (1998) Sobre a alegoria etnográfica. In: GONÇALVES, J. R. (Org.). A experiência etnográfica, antropologia e literatura no século XX. Rio de Janeiro, EDUFRJ

DAWSEY, J. (2005) Victor Turner e a antropologia da experiência. Cadernos de Campo, ano 14, n. 13, p. 163-176

DERRIDA, J. (1962) L’origine de la géométrie de Husserl. Introdução e tradução. Paris, PUF

___________. (1967a) De la Grammatologie. Paris, Minuit

___________. (1967b) Freud et la scène de l’écriture. In J. Derrida, L’Écriture e

la différence. Paris, Seuil

___________. (1967c) L’écriture et la différence. Paris, Seuil

___________. (1980) La carte postale, de Sócrates à Freud et au-delà. Paris, Aubier

Flammarion

__________. (1995) Mal d’archive. Une impression freudienne. Paris, Galilée.

___________. (1997a) Cosmopolites de tous pays, encore un effort! Paris, Galilée.

___________. (2001) Mal de arquivo. Uma impressão freudiana. Rio de Janeiro,

Relume Dumará

DURKHEIM, Émile. (1996) As formas elementares da vida religiosa. São Paulo, Martins Fontes

FOUCAULT, M. (1966) Les mots et les choses. Paris, Gallimard

FORTES, M.; EVANS-PRITCHARD, E. E. (Ed.) (1940) African political systems. London,Oxford University Press

________________. (2007) História da sexualidade: a vontade de saber. São Paulo: Graal

________________. Microfísica do poder (2007). São Paulo, Graal

FRAZER, James G. (1982) O ramo de ouro. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor

FREUD, Sigmund. (1976) O futuro de uma ilusão, o mal estar na civilização e outros trabalhos. (1927-1931). Rio de Janeiro, Imago (vol. XXI)

______________. (1976) Obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Totem e tabu e outros trabalhos. Rio de Janeiro, Imago, (vol. XIII)

______________. (1980) Obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Moisés e o Monoteísmo. Rio de Janeiro, Imago, (vol. XXIII)

GARCIA-ROZA, Luís Alfredo. (1990) O mal radical em Freud. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor

___________. (1986) Acaso e repetição em psicanálise: uma introdução à teoria das pulsões. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor

GEERTZ, C. (1997) O saber local. Petrópolis, Vozes

GIRARD, René. (1972) La violence et le sacré. Paris, Éditions Grasset et Fasquele

___________. (1990) A violência e o sagrado. São Paulo, Paz e Terra

GRIMAL, Pierre. (2007) Dictionnaire de la mythologie grecque et romaine. Paris, Presses Universitaires de France

HÉRITIER, Françoise. (1996) Masculino e feminino: o pensamento da diferença. Lisboa, Instituto Piaget

HOBSBAWM, Eric; RANGER, Terence. (1997) A invenção das tradições. Rio de Janeiro, Paz e Terra

LACAN, Jaques. (1964) Os quatro conceitos fundamentais da psicanálise: seminário 11. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor

__________ (1985). Mais ainda. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor

__________ (2005). O triunfo da religião. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor

__________ (2005) Nomes-do-pai. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor

LÉVI-STRAUSS, Claude. (2003) Antropologia Estrutural. Rio de Janeiro, Templo Brasileiro

______________. (1976). O pensamento selvagem. São Paulo, Companhia Editora Nacional

KHEL, Maria Rita. (2008) Deslocamentos do feminino. Rio de Janeiro, Imago

MAGGIE, Y. (2001). Guerra de orixá,um estudo de ritual e conflito. Rio de Janeiro, Zahar Editor

MAUSS, M. & HUBERT, M. (2013) Ensaio sobre a Natureza e a Função do sacrifício. In: Marcel Mauss. Ensaios de Sociologia. São Paulo, Ed, Perspectiva

MAUSS, M. & DURKHEIM. (2013) Algumas formas primitivas de Classificação. In: Marcel Mauss. Ensaios de Sociologia. (2013) São Paulo. Ed, Perspectiva

MAUSS, Marcel. Dom, Contrato, Troca. In: Mauss. Ensaios de Sociologia. (2013) São Paulo Ed, Perspectiva

PRANDI. Reginaldo. (2017) Mitologia dos Orixás. São Paulo, Companhia das Letras

SAFATLE, Vladimir. (2008). Cinismo e falência da crítica. São Paulo, Boitempo editorial

SMADJA, Eric. (2009) Le complexe d'Œdipe: cristallisateur du débat anthropologie/psychanalyse. Paris- FR, Edition Éres

TURNER, V. (1974) O processo ritual: estrutura e anti-estrutura. Petrópolis, Vozes

___________. (1990) A selva dos símbolos. Rio de Janeiro, Eduff

___________. (2008) Drama, campos e metáforas. Niteroi, Eduff

VAN GENNEP, A. (1978) Os ritos de passagem. Petrópolis, Vozes, 1978.