“Não é pornografia, é a própria vida”: o real, o imaginário e o simbólico na violência; a pornografia na experiência cinematográfica<p>It´s not pornography, i´ts life itself: real, imaginary and symbolic on violence and pornography in cinematographic experience
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Resumo
Resumo
O objetivo desta pesquisa é propor um convite à exploração do cinema como potência teórica e analítica, criando possibilidades para reflexões sobre a violência em uma sociedade do transbordamento ideológico e significante da experiência protagonizado pela internet, cinema e televisão. Direcionamos nosso escopo investigativo para temas cinematográficos controversos: a violência e a pornografia, ambos explícitos. Usamos como objeto de análise A Serbian movie (Srđan Spasojević, 2010), ou Terror sem limites, cuja exibição e distribuição foram proibidas no Brasil e em outros países. Como caminho metodológico e teórico utilizamos os conceitos de real, imaginário e simbólico de Lacan adaptados da análise cinematográfica por Slavoj Žižek, assim como, a análise significante de Christian Metz. Nossa pergunta é: sendo ficção, o que o cinema (ou a televisão, imprensa, internet) produz que constrói uma realidade radical? Os achados de pesquisa discutem a experiência cinematográfica e a análise do filme como importantes desveladores de um sintoma social que é vivenciado como real na impossibilidade de simbolização pelo espectador e que atravessado constantemente pela questão sacrificial.
Abstract
The purpose of this research is to propose an invitation to exploration of film as a theoretical and analytical power that create conditions of possibility of thinking about violence in a society of ideological and significant spillover of experience played by internet, cinema and television. Therefore we direct our investigative scope of the controversial film themes: violence and pornografia.Usamos as analyzed in the movie "A Serbian Film" (Srđan Spasojević 2010) whose display and distribution were banned in Brazil and other countries. As a methodological and theoretical way we use the real concepts, imaginary and symbolic Lacan adapted to cinematic analysis by Slavoj Zizek and also the significant analysis of Christian Metz. Our question is: what the film (or television, press, internet) produces building a radical reality and fiction research findings The discuss the cinematic experience and analysis of the film as important desveladores a social symptom it is experienced as real in the impossibility of symbolization by the viewer.
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