Náufragos e sobreviventes – inquietantes estrangeiros<br>Castaways and survivors – disquieting foreigners

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Lucia Serrano Pereira

Resumo

Resumo
As portas migratórias – local do encontro de quem busca refúgio e de quem recebe o migrante – são lugares concentradores, complexos. Este trabalho aborda questões que surgem no âmbito destas “portas”: violências, o encontro do estrangeiro como estranho, o trato com a alteridade, acolhimento. Diálogo da psicanálise com a literatura e o campo das relações internacionais.

Abstract
Migrations gates – venues where the ones who seek refugee and the ones who welcome the migrant – are complex and densified places. This work addresses matters which come up within the sphere of these “gates”: violences, the encounter of the foreigner as the uncanny one, the handling of otherness, sheltering. A joint dialog in between psychoanalysis and literature, hand in hand with foreign affairs.

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Como Citar
Pereira, L. S. (2020). Náufragos e sobreviventes – inquietantes estrangeiros<br>Castaways and survivors – disquieting foreigners. Deslocamentos/Déplacements:/Revista/Franco-Brasileira/Interdisciplinar/De/psicanálise/E/Ciências/Sociais, 1(2), 45–57. Recuperado de https://seer.furg.br/des/article/view/12065
Seção
Dossiê
Biografia do Autor

Lucia Serrano Pereira, Membro da Associação Psicanalítica de Porto Alegre (APPOA) e do Instituto APPOA; Membro da Association Lacanienne Internationale

Psicanalista; Membro da Associação Psicanalítica de Porto Alegre (APPOA) e do Instituto APPOA; Membro da Association Lacanienne Internationale; Doutora em Literatura Brasileira (UFRGS); Pós-doutorado em Psicologia Social e Institucional (UFRGS). Autora dos livros Que queres tu de mim? (Editora Unisinos, 2011), O conto machadiano, uma experiência de vertigem (Cia de Freud, 2008), Um narrador incerto entre o estranho e o familiar, a ficção machadiana na psicanálise (Cia de Freud, 2004) e do áudio-livro “A cartomante” e a vertigem (Editora Ideias a Granel, 2010). Organizadora do livro A ficção na psicanálise  passagem pela Outra cena (Editora APPOA, 2014).

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