A educação superior no Rio Grande do Sul

Autores

  • Hemerson Pase Universidade Federal do Rio Grande - FURG https://orcid.org/0000-0002-3322-3003
  • Lauren de Lacerda Nunes Universidade Federal do Pampa
  • Antonio José Guimarães Brito Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.14295/rcn.v6i2.17986

Palavras-chave:

Educação superior, universidade federal, Mesorregião Nordeste, Rio Grande do Sul

Resumo

Este artigo pretende fazer uma breve análise acerca da educação superior pública no estado do Rio Grande Sul e mais especificamente da sua região nordeste, também conhecida como Serra Gaúcha. O artigo tem os seguintes objetivos: (i) fazer um resgate histórico do processo de luta e demanda pela implantação de uma universidade pública federal no país, no Estado e na região Nordeste do Rio Grande do Sul; (ii) diagnosticar a educação superior e oferecer informações aos tomadores de decisão no processo de implantação de uma universidade federal na região Nordeste do Rio Grande do Sul. A metodologia utilizada será a pesquisa histórica e bibliográfica. As informações foram coletadas em atas e relatórios de comissões parlamentares, associações de municípios e de legislativos e da sociedade civil, além de órgãos oficiais de pesquisa, tais como IBGE e FEE, bem como sites das próprias universidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hemerson Pase, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutor em Ciência Política (2006) e Mestre em Desenvolvimento (2001) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006), Graduado em Filosofia (1992). Foi professor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) onde ainda atua como professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGCPol) e pesquisador colaborador do Núcleo de Estudos em Políticas Públicas (NEPPU). Atualmente é professor e pesquisador da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande (FURGl). Membro da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP) e da Associação Latino Americana de Ciência Política (ALACIP). Atua na área de Ciência Política e Relações Internacionais, com ênfase em cultura política, análise de políticas públicas, política comparada e metodologia de pesquisa. Tem experiência em pesquisa de opinião e pesquisa eleitoral. Temas de principal interesse: políticas públicas, política comparada, capital social, desenvolvimento, cultura política e opinião pública, direitos humanos e políticas compensatórias.

Referências

ARANTES, P. F.; SANTOS JR, W. R. Instituto das Cidades: uma construção conjunta da Unifesp e dos movimentos sociais da Zona Leste de São Paulo. In: VII ENANPUR, 7.; São Paulo, 2017. Anais [...]. São Paulo, 2017.

ASSOCIAÇÃO dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (AMESNE). Relatório da AMESNE para embasamento da instalação do Campus da UFRGS na Serra. Caxias do Sul: AMESNE (2011). Disponível em: http://www.amesne.com.br/files/relatorio-da-amesne-para-embasamento-da-instalacao-do-campus-da-ufrgs-na-serra.pdf. Acesso em: 11 jul. 2024.

BRASIL. Presidência da República. Em reunião com reitores, Lula anuncia R$ 5,5 bilhões do Novo PAC para universidades e hospitais universitários. Disponível em: https://www.gov.br/planalto/pt-br/acompanhe-o-planalto/noticias/2024/06/em-reuniao-com-reitores-lula-anuncia-r-5-5-bilhoes-do-novo-pac-para-universidades-e-hospitais-universitarios#:~:text=O%20presidente%20Luiz%20In%C3%A1cio%20Lula,cinco%20regi%C3%B5es%20do%20pa%C3%ADs%2C%20e. Acesso em: 18 jul. 2024.

CENTRO Universitário UNIFTEC. Ensino Presencial Caxias do Sul. Disponível em: Presencial | Grupo Unifhttps://www.ftec.com.br/caxias-do-sul/presencial/tec. Acesso em: 26 jul. 2024.

CENTRO Universitário UNIFTEC. Ensino Presencial Bento Gonçalves. Disponível em: Presencial | Grupo https://www.ftec.com.br/bento-goncalves/presencial/Uniftec. Acesso em: 26 jul. 2024.

COORDENAÇÃO de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Tabelas de áreas de conhecimento/avaliação. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/avaliacao/instrumentos/documentos-de-apoio/tabela-de-areas-de-conhecimento-avaliacaoto/Avaliação — CAPES (www.gov.br). Acesso em: 23. jul. 2024.

FACULDADE da Serra Gaúcha (FSG). Graduação. Disponível em: Graduaçhttps://www.fsg.edu.br/graduacao/ão: Cursos de Graduação Presencial e EAD | FSG. Acesso em 26 jul. 2024.

FACULDADE Fátima. Graduação. Disponível em: Faculhttps://www.faculdadefatima.com.br/graduacaodade Fatima. Acesso em: 26 jul. 2024.

INSTITUTO Brasileiro de Geografia e Estatística. «Divisão regional do Brasil em mesorregiões e microrregiões geográficas». Biblioteca IBGE, 1990. 1: 117–124. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv2269_1.pdf. Acesso em: 12 jul. 2024.

INSTITUTO Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Educação. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/educacao.html. Acesso em: 27 jul. 2024.

JOHN, Peter. Analysing Public Policy (Critical Political Studies Collection). London: Pinter, 1998.

KINGDON, J. Agendas, Alternatives and Public Policies. Longman Classics in Political Science, Updated Second Edition, Washington, 2011.

SABATIER, P.; WEIBLE, C. M. The Advocacy Coalition Framework: Innovations and Clarifications. In: Paul Sabatier (org.) Theories of the Policy Process. Boulder, CO, Westview Press, 2a Ed, 2007, pp. 189-221.

UNIVERSIDADE Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Cursos de Graduação Unidade Caxias do Sul. Disponível em: https://www.uergs.edu.br/graduacao-caxias-do-sul. Acesso em: 26 jul. 2024.

UNIVERSIDADE Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Cursos de Graduação Unidade Bento Gonçalves. Disponível em: https://www.uergs.edu.br/graduacao-bento-goncalves. Acesso em 26 jul. 2024.

UNIVERSIDADE Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Cursos de Graduação Unidade Hortênsias. Disponível em: https://www.uergs.edu.br/graduacao-hortensias. Acesso em: 26 jul. 2024.

INSTITUTO Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). Estude conosco. Disponível em: Chttps://estude.ifrs.edu.br/cursos/ursos – Estude no IFRS. Acesso em: 26 jul. 2024.

UNIVERSIDADE de Caxias do Sul (UCS). Cursos de Graduação. Disponível em: Graduação (uhttps://www.ucs.br/site/graduacao/#catalogocs.br). Acesso em: 26 jul. 2024.

FACULDADE da Serra Gaúcha (FSG). Graduação. Disponível em: Graduaçhttps://www.fsg.edu.br/graduacao/ão: Cursos de Graduação Presencial e EAD | FSG. Acesso em 26 jul. 2024.

FACULDADE Fátima. Graduação. Disponível em: Faculhttps://www.faculdadefatima.com.br/graduacaodade Fatima. Acesso em: 26 jul. 2024.

UNIVERSIDADE Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2016-2016. Disponível em: Livro do PDI - GRAFICA(ufrhttps://www.ufrgs.br/governanca/wp-content/uploads/2023/10/PDI-2016-2026.pdfgs.br). Acesso em 26 jul. 2024.

MARTINS, A. C. P. Ensino superior no Brasil: da descoberta aos dias atuais. Acta Cirúrgica Brasileira - Vol 17 (Suplemento 3) 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/acb/a/8jQH56v8cDtWGZ8yZdYjHHQ/?lang=pt&format=pdf Acesso em: 11 jul. 2024.

MEC. Projeto da Universidade do Cariri será votada no Senado. Brasília.

http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/212-educacao-superior-1690610854/18566-projeto-da-universidade-do-cariri-sera-votado-no-senado. Acesso em: 11 jul. 2024.

PASE, H. L.; MELO, C. C. Políticas públicas de transferência de renda na América Latina. RAP. Revista Brasileira de Administração Pública v. 51, p. 312-329, 2017.

PASE, H. L. A formação da elite na primeira república. Santa Cruz do Sul: Barbarói, 2009. 93-104.

SABATIER, P. A.; JENKINS-SMITH, H. Policy change and learning: the advocacy coalition approach. Boulder, CO: Westview Press, 1993.

SAMPAIO, H. Ensino superior no Brasil. O setor privado. Ed. Hucitec, São Paulo, 1999.

TERNUS, H. Os caminhos para a implantação da universidade federal na Serra gaúcha. Caxias do Sul: Pioneiro / GZH, 2023. Disponível em: https://gauchazh.clicrbs.com.br/pioneiro/politica/noticia/2024/01/os-caminhos-para-a-implantacao-da-universidade-federal-na-serra-gaucha-clqycqr0d001y016kmvayncgu.html. Acesso em: 18 jul. 2024.

TREVIZAN, E; TORRES, J. C. Avaliação dos resultados na implementação do REUNI no Brasil. Jornal de Políticas Educacionais. V. 14, n. 40. 2020. Disponível em: file:///Users/HemersonPase/Downloads/72648-304956-1-PB.pdf. Acesso em: 11 jul. 2024.

UNIVERSIDADE Federal de Pelotas (UFPel). Histórico. Sd. Disponível em: https://portal.ufpel.edu.br/historico/. Acesso em: 12 jul. 2024.

UNIVERSIDADE Federal do Rio Grande (FURG). História. Sd. Disponível em: https://www.furg.br/a-furg/historia. Acesso em: 12 jul. 2024.

UNIVERSIDADE Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Histórico. Sd. Disponível em: http://www.ufrgs.br/ufrgs/a-ufrgs/historico. Acesso em: 12 jul. 2024.

UNIVERSIDADE Federal de Santa Maria. Histórico. Sd. Disponível em: https://www.ufsm.br/historia. Acesso em: 12 jul. 2024.

ZAHARIADIS, N. The multiple streams framework: structure, limitations, prospects. In: SABATIER, P. A. (Ed.). Theories of the policy process. Boulder: Westview, 2007. p. 65-92.

Downloads

Publicado

2024-08-29

Como Citar

PASE, Hemerson; NUNES, Lauren de Lacerda; BRITO, Antonio José Guimarães. A educação superior no Rio Grande do Sul. Campos Neutrais - Revista Latino-Americana de Relações Internacionais, Rio Grande, RS, v. 6, n. 2, p. 141–162, 2024. DOI: 10.14295/rcn.v6i2.17986. Disponível em: https://seer.furg.br/cn/article/view/17986. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.