Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista Campos Neutrais proriza a publicação de trabalhos que tenham como escopo a ciência política, política externa,  relações internacionais e política comparada e que contenham contribuições relevantes e inovadoras para a produção do conhecimento.

Assim, espera-se fomentar o debate interno e especializado na área da Ciência Política e Relações Internacionais na e da América Latina, mas também levar a cabo o debate das próprias fronteiras disciplinares. Almeja-se incorporar ao debate as mais diversas perspectivas, para incentivar o conhecimento, o debate acadêmico e o avanço teórico e metodológico.

Para tanto, a revista aceita contribuições em português, espanhol e inglês. As edições serão organizadas em torno das seguintes seções: (a) dossiês temáticos, (b) artigos, (c) traduções, (d) resenhas e (e) entrevistas.

Processo de Avaliação pelos Pares

A Revista Campos Neutrais adota o sistema “double blind peer review”. Este método, conhecido como “duplo-cego”, opera com o anonimato tanto dos autores dos trabalhos como também de seus respectivos revisores. Através deste sistema, busca-se a máxima isenção possível na avaliação e publicação dos trabalhos.

As contribuições devem ser inéditas (exceto no caso de traduções) e a submissão à Revista significa que o artigo não foi e não será submetido a nenhum outro veículo de publicação.

Periodicidade

A revista terá publicação quadrimestral:

 

Janeiro/Abril

Maio/Agosto

Setembro/Dezembro

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Posição ética da Campos Neutrais

Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Campos Neutrais.

Política de Taxas para Processamento de Artigos

Este periódico não cobra taxas para processamento de artigos (APCs - article processing charges).

Declaração de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

Fontes de Apoio

A Revista Campos Neutrais agradece o apoio da

Histórico do periódico

No ano de 2017, o Curso de Relações Internacionais aprovou, junto ao Conselho da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) (Ata 04/2017), um projeto visando à criação de uma revista científica para o curso. Assim nasceu a Revista Campos Neutrais (ISSN 2596-1314), publicação quadrimestral do curso de Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). A revista tem a finalidade de divulgar e aprimorar  a produção científica dedicada à pesquisa e compreensão sobre a política externa, relações internacionais e política comparada .

O nome escolhido para a revista está atrelado a história do município de Santa Vitória do Palmar, Estado do Rio Grande do Sul, Brasil, localizado na divisa com o Uruguai. Esta região é conhecida como Campos Neutrais, denominação dada pelo Tratado de Santo Ildefonso (1777) à faixa de terra que se estende dos banhados do Taim ao Arroio Chuí, cuja posse não poderia ser reclamada por Portugal e Espanha.

Editor

2018-2021- Hemerson Luiz Pase

2021-2023 - Hemerson Luiz Pase

2023-2027 - Hemerson Luiz Pase, Antonio José Guimarães Brito e Raphael Spode