Misteriosa e torpe violência: uma nota sobre o conto “Tobias Mindernickel”, de Thomas Mann

Auteurs-es

  • Alexandre Pandolfo PUCRS/UFSC

Résumé

Este ensaio é uma nota sobre um conto de Thomas Mann intitulado “Tobias Mindernickel” escrito no final do século XIX e que para o presente propósito serve como motivo para abordar as relações entre literatura e violência e por decorrência as relações entre literatura, direito e filosofia. Também se presta para espelhar uma imagem do curso histórico da civilização ocidental pretensamente oposta às barbáries de diversas espécies, apontando, nesse sentido, para a crítica do logos hegemônico, bem como para a crítica estética e política ao estado de exceção regido pela prática corrente da linguagem biopolítica.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

ADORNO, Theodor. Dialética negativa. Trad. Marco Antônio Casanova. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2009.

______. Introdução à sociologia. Trad. Wolfgang Leo Maar. São Paulo: Ed. UNESP, 2008.

LÉVINAS, Emmanuel. Entre nós: ensaios sobre a alteridade. Trad. e coord. Pergentino Pivatto. Petrópolis: Vozes, 2005.

LYOTARD, Jean-François. O inumano: considerações sobre o tempo. Trad. Ana Cristina Seabra e Elisabete Alexandre. Lisboa: Estampa, 1997.

MANN, Thomas. Os famintos e outras histórias. Trad. Lya Luft. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2000.

MERLEAU-PONTY, Maurice. O olho e o espírito, seguido de A linguagem indireta e as vozes do silêncio e A dúvida de Cézanne. Trad. Paulo Neves e Maria Gomes. São Paulo: Cosac & Naify, 2004.

SELIGMANN-SILVA, Márcio. A história como trauma. In: SELIGMANN-SILVA, M.; NESTROVSKI, A. (Org.) Catástrofe e representação. São Paulo: Escuta, 2000.

SOUZA, Ricardo Timm de. Sentido e alteridade: dez ensaios sobre o pensamento de Emmanuel Lévinas. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2000.

Téléchargements

Publié-e

2019-08-11

Comment citer

Pandolfo, A. (2019). Misteriosa e torpe violência: uma nota sobre o conto “Tobias Mindernickel”, de Thomas Mann. Cadernos Literários, 24(2), 11–14. Consulté à l’adresse https://seer.furg.br/cadliter/article/view/9293

Numéro

Rubrique

Dossiê Direito e Literatura