<b>Crescimento e sobrevivência de juvenis do linguado <i> Paralichthys orbignyanus</i>: efeitos do enriquecimento da Artemia SP. Com N-3 HUFA</b>

Autores

  • Ricardo Vieira Rodrigues Universidade Federal do Rio Grande
  • Luciano Siqueira Freitas Universidade Federal do Rio Grande
  • Ricardo Berteaux Robaldo Universidade Federal de Pelotas
  • Luís André Sampaio Universidade Federal do Rio Grande

DOI:

https://doi.org/10.5088/atlântica.v34i2.3120

Palavras-chave:

Piscicultura marinha, ácidos graxos, linguado

Resumo

O linguado Paralichthys orbignyanus é um forte candidato para a aquicultura na América do Sul e a produção de juvenis é uma das etapas cruciais para a sua produção em larga escala. Sabe-se que o enriquecimento da Artemia com ácidos graxos altamente insaturados (n-3 HUFA) pode otimizar a produção de muitos peixes marinhos. Portanto, o objetivo deste trabalho foi verificar os benefícios do enriquecimento da Artemia com n-3 HUFA para a produção de juvenis de P. orbignyanus. Juvenis recém-assentados de linguado foram transferidos para seis unidades experimentais, onde foram alimentados com náuplios de Artemia ou Artemia enriquecida. Os peixes foram alimentados ad libitum à temperatura e salinidade de 24°C e 32, respectivamente. Os linguados alimentados com Artemia enriquecida cresceram significativamente mais e tiveram maior sobrevivência (P<0,05) que os linguados alimentados com Artemia não enriquecida. Contudo, a taxa de pigmentação foi similar entre linguados alimentados com Artemia enriquecida e não enriquecida. Conclui-se que a produção de juvenis de P. orbignyanus pode ser otimizada através do enriquecimento da Artemia com emulsões comerciais ricas em n-3 HUFA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Vieira Rodrigues, Universidade Federal do Rio Grande

Biólogo licenciado e bacharel e mestre em aqüicultura pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Atualmente é aluno de doutorado em aqüicultura na FURG.

Luciano Siqueira Freitas, Universidade Federal do Rio Grande

Possui graduação em Oceanologia pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (2002) e mestrado em Aqüicultura pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (2005)

Ricardo Berteaux Robaldo, Universidade Federal de Pelotas

Possui graduação em Oceanologia pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (1991), mestrado em Oceanografia pela Universidade Federal de Pernambuco (1995) e doutorado em Oceanografia Biológica pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (2003). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Pelotas.

Luís André Sampaio, Universidade Federal do Rio Grande

Possui doutorado em Oceanografia Biológica pela Universidade Federal do Rio Grande (2000), onte atualmente é Professor e Orientador no Programa de Pós-Graduação em Aquicultura.

Downloads

Publicado

2012-11-25

Como Citar

Rodrigues, R. V., Freitas, L. S., Robaldo, R. B., & Sampaio, L. A. (2012). <b>Crescimento e sobrevivência de juvenis do linguado <i> Paralichthys orbignyanus</i>: efeitos do enriquecimento da Artemia SP. Com N-3 HUFA</b>. Atlântica (Rio Grande), 34(2), 121–127. https://doi.org/10.5088/atlântica.v34i2.3120

Edição

Seção

Artigos