<b>Reprodução induzida do papa-terra <i> Menticirrhus americanus </i> (Pisces: sciaenidae) utilizando hCG</b>

Autores

  • Cintia Labussière Nakayama Universidade Federal do Rio Grande
  • Luís Andre Sampaio Universidade Federal do Rio Grande
  • Ricardo Berteaux Robaldo Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.5088/atlântica.v34i1.2709

Palavras-chave:

Maturação final, larva, hormônio

Resumo

O papa-terra, Menticirrhus americanus está distribuído ao longo da costa oeste do Oceano Atlântico. Assim como outros Sciaenidae, o papa-terra vem sendo considerado como uma espécie com potencial para a piscicultura marinha e estuarina. Como parte do sucesso da criação é a reprodução, o objetivo deste trabalho foi avaliar a possibilidade de reproduzir M. americanus em cativeiro utilizando hCG. As fêmeas foram induzidas com uma dose de 300 UI hCG.kg-1. Foi obtido sucesso em 60% das fêmeas induzidas. O período de latência foi de 38,1 ± 3,4h, os ovos mediram 730 ± 0,06 µm de diâmetro, com taxas de segmentação e eclosão de 63,8 ± 14,5% e 43,3 ± 10,7%, respectivamente. A fertilidade foi estimada em 137.291 ± 136.949 ovos.kg-1. Os resultados demonstram que as fêmeas de papa-terra são sensíveis ao hCG e que é possível obter larvas viáveis a partir de fertilização artificial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cintia Labussière Nakayama, Universidade Federal do Rio Grande

Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003, mestrado em Aquicultura pela Universidade Federal do Rio Grande (2006) e Doutorado em Aquicultura pela Universidade Federal do Rio Grande.

Luís Andre Sampaio, Universidade Federal do Rio Grande

Possui doutorado em Oceanografia Biológica pela Universidade Federal do Rio Grande (2000), onte atualmente é Professor e Orientador no Programa de Pós-Graduação em Aquicultura.

Ricardo Berteaux Robaldo, Universidade Federal de Pelotas

Possui graduação em Oceanologia pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (1991), mestrado em Oceanografia pela Universidade Federal de Pernambuco (1995) e doutorado em Oceanografia Biológica pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (2003). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Pelotas.

Downloads

Como Citar

Nakayama, C. L., Sampaio, L. A., & Robaldo, R. B. (2012). <b>Reprodução induzida do papa-terra <i> Menticirrhus americanus </i> (Pisces: sciaenidae) utilizando hCG</b>. Atlântica (Rio Grande), 34(1), 53–56. https://doi.org/10.5088/atlântica.v34i1.2709

Edição

Seção

Notas Breves