<b>Caracterização da assembléia de bactérias nitrificantes pelo método "fluorescent in situ hybridization" (fish) no biofilme e água de larvicultura do camarão-Rosa farfantepenaeus paulensis</b>

Autores/as

  • Simone Soares Oliveira
  • Wilson Francisco Britto Wasielesky Junior
  • Eduardo Luis Cupertino Ballester
  • Paulo Cesar Oliveira Vergne de Abreu

DOI:

https://doi.org/10.5088/atlântica.v28i1.1726

Palabras clave:

Aqüicultura, Ecologia microbiana, Nitrificação, Biologia molecular, Ciclagem nutrientes, Aquaculture, Microbial ecology, Nitrification, Molecular biology, Nutrient cycling

Resumen

Entre novembro e dezembro de 2002 foi realizado um experimento na Estação Marinha de Aqüicultura - EMA/FURG, Rio Grande - RS/Brasil, durante a larvicultura do camarão-rosa Farfantepenaeus paulensis. Substratos artificiais foram adicionados aos tanques para formação de biofilme. Estes eram coletados diariamente para análise de clorofila-a e determinação da abundância e composição da assembléia de bactérias utilizando FISH ("Fluorescent in situ Hybridization”). As mesmas variáveis foram analisadas em amostras de água dos cultivos, além de medida da concentração de amônia, nitrito e nitrato. No início do experimento foi observada a maior concentração de amônia na água, que atingiu 413.98 μM diminuindo para 73.92μM em seguida. Através do balanço de massa de nitrogênio foi possível verificar que a maior absorção de nitrogênio dos tanques ocorreu devido a nitrificação (22.3%). Os processos de nitrificação e desnitrificação tiveram grande importância na remoção de compostos nitrogenados em tanques de larvicultura, representando uma remoção de 39% da amônia presente na água. A concentração de compostos nitrogenados influenciou a composição da assembléia de bactérias no biofilme e na água, principalmente com a predominância dos grupos b- e g-proteobactérias, relacionadas com a variação da amônia, enquanto bactérias do grupo a-proteobactéria estiveram relacionadas com a variação de nitrito.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Simone Soares Oliveira

Mestrado em Aqüicultura pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (2004). Atualmente cursa doutorado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Mais informações: Currículo Lattes

Wilson Francisco Britto Wasielesky Junior

Doutorado em Oceanografia Biológica pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (2000). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

Mais informações: Currículo Lattes

Eduardo Luis Cupertino Ballester

Doutorado em Oceanografia Biológica pela Universidade Federal do Rio Grande (2008). Atualmente é Professor adjunto da Universidade Federal do Paraná, Campus Palotina.

Mais informações: Currículo Lattes

Paulo Cesar Oliveira Vergne de Abreu

Doutorado em Ciências Naturais pela Universitat Bremen (1992). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

Mais informações: Currículo Lattes

Publicado

2011-03-26

Cómo citar

Oliveira, S. S., Wasielesky Junior, W. F. B., Ballester, E. L. C., & Abreu, P. C. O. V. de. (2011). <b>Caracterização da assembléia de bactérias nitrificantes pelo método "fluorescent in situ hybridization" (fish) no biofilme e água de larvicultura do camarão-Rosa farfantepenaeus paulensis</b>. Atlântica (Rio Grande), 28(1), 33–46. https://doi.org/10.5088/atlântica.v28i1.1726

Número

Sección

Artigos