<b>Camarões marinhos e estuarinos (Dendrobranchiata, Stenopodidea e Caridea) no estado de Pernambuco (Brasil) e ilhas oceânicas do nordeste brasileiro</b>

Authors

  • Jose Afonso Feijo Souza Universidade Federal do Rio Grande Universidade Federal de Pernambuco
  • Ralf Schwamborn Universidade Federal de Pernambuco
  • Aline do Vale Barreto Universidade Federal de Pernambuco
  • Ingrid Domingos Farias Universidade Federal de Pernambuco
  • Lígia Maria Gonçalves Fernandes Universidade Federal de Pernambuco
  • Petrônio Alves Coelho Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5088/atlântica.v33i1.2717

Keywords:

Crustacea, Decapoda, Pleocyemata, ocorrência, riqueza de espécies

Abstract

Este estudo atualiza e comenta a fauna de camarões de Pernambuco e ilhas oceânicas do Nordeste brasileiro. Resulta da compilação de literatura científica com citações novas de espécies marinhas e estuarinas de Dendrobranchiata, Stenopodidea e Caridea, ou novas localidades de ocorrência. São acrescentadas 42 espécies a uma lista prévia, totalizando 124 espécies. São mencionadas cinco famílias novas (Benthesicymidae, Disciadidae, Anchistioididae, Barbouriidae e Pandalidae). O aumento no número de espécies (51%) é devido ao aumento no esforço de amostragem e literatura resultante. Dez espécies foram omitidas nesta atualização, apesar de serem mencionadas nesta área em estudos prévios. Caridea apresentou a maior riqueza de espécies (93), Dendrobranchiata (28) e Stenopodidea (3). Dentre as 22 famílias, as que mostraram maior riqueza de espécies foram: Alpheidae (34), Palaemonidae (22), Hippolytidae (14), Penaeidae (11), e Sergestidae (8). Das 82 espécies da lista inicial, 64 foram registradas em locais novos, sendo 13 com um aumento em suas áreas de ocorrência. Nossos resultados indicam que as áreas continental e das ilhas oceânicas apresentam diferença considerável em composição e diversidade.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Jose Afonso Feijo Souza, Universidade Federal do Rio Grande Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Oceanologia pela Universidade Federal do Rio Grande (1975), mestrado em Oceanografia Biológica pela Universidade Federal de Pernambuco (1994) e doutorado em Oceanografia pela Universidade Federal de Pernambuco (2012). Atualmente é Professor Adjunto IV - Instituto de Oceanografia (FURG)

Ralf Schwamborn, Universidade Federal de Pernambuco

Possui doutorado em Ciências Naturais. Atualmente é Professor Adjunto do Depto. de Zoologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Aline do Vale Barreto, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1980), mestrado em Oceanografia Biológica pela Universidade Federal de Pernambuco (1991) e doutorado em Oceanografia (Oceanografia Biológica) pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é bióloga da Universidade Federal de Pernambuco.

Ingrid Domingos Farias, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Engenharia de Pesca pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2004) e mestrado em Oceanografia pela Universidade Federal de Pernambuco.

Lígia Maria Gonçalves Fernandes, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade de Pernambuco - UPE (2005) e Especialização em Oceanografia pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2006).

Petrônio Alves Coelho, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Bacharelado Em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1992), mestrado em Oceanografia pela Universidade Federal de Pernambuco (1997) e doutorado em Oceanografia (Oceanografia Biológica) pelo Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (2003).

Published

2012-09-07

How to Cite

Souza, J. A. F., Schwamborn, R., Barreto, A. do V., Farias, I. D., Fernandes, L. M. G., & Coelho, P. A. (2012). <b>Camarões marinhos e estuarinos (Dendrobranchiata, Stenopodidea e Caridea) no estado de Pernambuco (Brasil) e ilhas oceânicas do nordeste brasileiro</b>. Atlântica (Rio Grande), 33(1), 33–63. https://doi.org/10.5088/atlântica.v33i1.2717

Issue

Section

Artigos