<b>Clonagem do cDNA e análise filogenética dos genes do hormônio de crescimento da tainha Mugil platanus (Mugilomorpha, Mugilidae) e do agulha-negra Hemiramphus brasiliensis (Atherinomorpha, Hemiramphidae)</b>

Autores

  • Karina Maria Meier
  • Cecilia Castaño
  • Jomar Pereira Laurino
  • Jose Alberto Levy Sabaj
  • Luis Fernando Fernandes Marins

DOI:

https://doi.org/10.5088/atlântica.v28i2.796

Palavras-chave:

Atherinomorpha, Hormônio do crescimento, Filogenia, Growth hormone, Mugilomorpha, Phylogeny

Resumo

Os peixes aterinídeos e mugilídeos são normalmente considerados grupos irmãos, porém existem muitas controvérsias sobre esta classificação. Para investigar a relação filogenética entre aterinídeos, mugilídeos e percomorfos, as seqüências de Cdna do hormônio do crescimento da tainha Mugil platanus (Mugilomorpha) e do agulha-negra Hemiramphus brasiliensis (Atherinomorpha) foram obtidas utilizando o protocolo RACE (Rapid Amplification of cDNA Ends). O cDNA do agulha-negra apresentou uma seqüência de 615 nucleotídeos, codificando um polipeptídeo de 204 aminoácidos, enquanto o cDNA da tainha apresentou 597 nucleotídeos, codificando um polipeptídeo de 199 aminoácidos. Ambos os hormônios exibem aspectos típicos de GH quando comparados com a seqüência matura de GHs de outros peixes da superordem Acanthopterygii. As seqüências deduzidas de aminoácidos do GH foram utilizadas para a construção de uma árvore filogenética utilizando o método da máxima parcimônia. A topologia encontrada classificou Atherinomorpha e Mugilomorpha dentro de Percomorpha, indicando que os mugilídeos são provavelmente mais relacionados aos perciformes do que os aterinídeos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karina Maria Meier

Possui graduação em Oceanologia pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (2003). Atualmente é coordenadora do setor de Pós-graduação do Instituto de Ensino Superior de Joinville.

Mais informações: Currículo Lattes

Jomar Pereira Laurino

Doutorado em microbiologia imunologia e parasitologia pela universidade federal de Sao Paulo em 1998.

Mais informações: Currículo Lattes

Jose Alberto Levy Sabaj

Doutorado em Ciencias Quimicas Bioquimica pela Universidad de Buenos Aires (1976) e pos-doutorado pela Universidad Autonoma de Barcelona (1995) . Atualmente é Professor Titular do Fundação Universidade Federal do Rio Grande.

Mais informações: Currículo Lattes

Luis Fernando Fernandes Marins

Mestrado em Oceanografia Biológica pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (1993) e doutorado em Oceanografia Biológica pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (2001), com estágio no exterior (University of Southampton, UK). Atualmente é Professor Adjunto da Fundação Universidade Federal do Rio Grande.

Mais informações: Currículo Lattes

Downloads

Publicado

2011-03-26

Como Citar

Meier, K. M., Castaño, C., Laurino, J. P., Sabaj, J. A. L., & Marins, L. F. F. (2011). <b>Clonagem do cDNA e análise filogenética dos genes do hormônio de crescimento da tainha Mugil platanus (Mugilomorpha, Mugilidae) e do agulha-negra Hemiramphus brasiliensis (Atherinomorpha, Hemiramphidae)</b>. Atlântica (Rio Grande), 28(2), 97–102. https://doi.org/10.5088/atlântica.v28i2.796

Edição

Seção

Artigos