<b>Caracterização da assembléia de bactérias nitrificantes pelo método "fluorescent in situ hybridization" (fish) no biofilme e água de larvicultura do camarão-Rosa farfantepenaeus paulensis</b>

Autores

  • Simone Soares Oliveira
  • Wilson Francisco Britto Wasielesky Junior
  • Eduardo Luis Cupertino Ballester
  • Paulo Cesar Oliveira Vergne de Abreu

DOI:

https://doi.org/10.5088/atlântica.v28i1.1726

Palavras-chave:

Aqüicultura, Ecologia microbiana, Nitrificação, Biologia molecular, Ciclagem nutrientes, Aquaculture, Microbial ecology, Nitrification, Molecular biology, Nutrient cycling

Resumo

Entre novembro e dezembro de 2002 foi realizado um experimento na Estação Marinha de Aqüicultura - EMA/FURG, Rio Grande - RS/Brasil, durante a larvicultura do camarão-rosa Farfantepenaeus paulensis. Substratos artificiais foram adicionados aos tanques para formação de biofilme. Estes eram coletados diariamente para análise de clorofila-a e determinação da abundância e composição da assembléia de bactérias utilizando FISH ("Fluorescent in situ Hybridization”). As mesmas variáveis foram analisadas em amostras de água dos cultivos, além de medida da concentração de amônia, nitrito e nitrato. No início do experimento foi observada a maior concentração de amônia na água, que atingiu 413.98 μM diminuindo para 73.92μM em seguida. Através do balanço de massa de nitrogênio foi possível verificar que a maior absorção de nitrogênio dos tanques ocorreu devido a nitrificação (22.3%). Os processos de nitrificação e desnitrificação tiveram grande importância na remoção de compostos nitrogenados em tanques de larvicultura, representando uma remoção de 39% da amônia presente na água. A concentração de compostos nitrogenados influenciou a composição da assembléia de bactérias no biofilme e na água, principalmente com a predominância dos grupos b- e g-proteobactérias, relacionadas com a variação da amônia, enquanto bactérias do grupo a-proteobactéria estiveram relacionadas com a variação de nitrito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone Soares Oliveira

Mestrado em Aqüicultura pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (2004). Atualmente cursa doutorado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Mais informações: Currículo Lattes

Wilson Francisco Britto Wasielesky Junior

Doutorado em Oceanografia Biológica pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (2000). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

Mais informações: Currículo Lattes

Eduardo Luis Cupertino Ballester

Doutorado em Oceanografia Biológica pela Universidade Federal do Rio Grande (2008). Atualmente é Professor adjunto da Universidade Federal do Paraná, Campus Palotina.

Mais informações: Currículo Lattes

Paulo Cesar Oliveira Vergne de Abreu

Doutorado em Ciências Naturais pela Universitat Bremen (1992). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

Mais informações: Currículo Lattes

Downloads

Publicado

2011-03-26

Como Citar

Oliveira, S. S., Wasielesky Junior, W. F. B., Ballester, E. L. C., & Abreu, P. C. O. V. de. (2011). <b>Caracterização da assembléia de bactérias nitrificantes pelo método "fluorescent in situ hybridization" (fish) no biofilme e água de larvicultura do camarão-Rosa farfantepenaeus paulensis</b>. Atlântica (Rio Grande), 28(1), 33–46. https://doi.org/10.5088/atlântica.v28i1.1726

Edição

Seção

Artigos