v. 29 (2012): Volume 29: julho a dezembro de 2012

Publicado: 2012-12-31

Artigos

  • EDITORIAL

    Vilmar Alves Pereira
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v29i0.3228
  • A GUERRA DE POSIÇÃO NOS CONSELHOS: UM ESTUDO DE CASO NO GRUPO INTERDISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL (GIEA/RJ)

    Eduardo da Costa Pinto d’Avila, Carlos Frederico Bernardo Loureiro
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v29i0.2979
  • A IMPLANTAÇÃO DA VIA MANGUE E OS CONFLITOS ENTRE MOBILIDADE URBANA, MEIO AMBIENTE E SOBREVIVÊNCIA NO RECIFE

    Paulo Alexandre Marques
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v29i0.2897
  • POR QUE A ESCOLA INDÍGENA É MASCULINA?

    João Carlos Gomes, Kássia Priscilla Gonçalves De Almeida, Vanderleia Barbosa Da Silva
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v29i0.2875
  • EDUCAÇÃO AMBIENTAL: BAIRRO DA BALSA E OS CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS NA CRIAÇÃO DO CAMPUS PORTO DA UFPel/RS

    Lila Fátima Karpinski, Gianpaolo Knoller Adomili
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v29i0.2756
  • A EDUCAÇÃO AMBIENTAL À LUZ DE DISTINTAS REPRESENTAÇÕES E TERRITORIALIDADES

    Marcileia Oliveira Bispo
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v29i0.2967
  • REFLEXÕES SOBRE O CONSUMO SUSTENTÁVEL

    Janielly Carvalho Camargo, Luiz Felipe Machado Velho
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v29i0.2868
  • APROXIMAÇÕES ENTRE ECOLOGIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO COM ESTUDANTES DE TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO EM RECIFE – PE

    Anderson da Silva Coutinho, Izabelle Maria Nascimento de Rezende, Monica Lopes Folena Araújo
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v29i0.2867
  • UMA ABORDAGEM EXPLORATÓRIA AO CONTEÚDO EPISTEMOLÓGICO DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

    Ricardo Gauterio Cruz, Rossane Vinhas Bigliardi
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v29i0.2845
  • PROBLEMAS DE APROPRIAÇÃO DOS SABERES AMBIENTAIS NO CAMPO EDUCACIONAL: AS IES’ E A FORMAÇÃO DO EDUCADOR AMBIENTAL

    Luiz Artur dos Santos Cestari, Celeste Dias Amorim
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v29i0.2869
  • LIMITES E POSSIBILIDADES DOS PROJETOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DESENVOLVIDOS EM ESCOLAS BRASILEIRAS: ANÁLISE DE DISSERTAÇÕES E TESES

    Maria Luísa Bonazzi Palmieri, Rosa Maria Feiteiro Cavalari
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v29i0.2900
  • O LÚDICO COMO PROMOÇÃO DO APRENDIZADO ATRAVÉS DOS JOGOS SOCIOAMBIENTAIS, INTEGRANDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL FORMAL E NÃO FORMAL

    Januária da Fonseca Malaquias, Fernanda Carla Wasner Vasconcelos, Cristina de Souza Silva, Heloísa Damasceno Diniz, Maria Cristina Santiago
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v29i0.2943
  • DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL AGRÍCOLA NO CENTRO EXPERIMENTAL CENTRAL, DO INSTITUTOAGRONÔMICO (IAC)

    Felipe Pedroso Brusse, Wilson Barbosa, Renato Ferraz de Arruda Veiga
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v29i0.2951
  • DIÁLOGOS DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: DESAFIOS E POTENCIALIDADES NAS PRÁTICAS AMBIENTAIS ESCOLARES DO MUNICÍPIO DE LAVRAS/MG

    Inês Caroline de Lima Proença, Rebeca Cássia de Andrade, Vitor Barrile Tomazella, Viviane Helena de Palma, Rafael Cuissi, Brígida Souza
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v29i0.2955
  • UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA DE COLETA SELETIVA NO CENTRO DE ENGENHARIAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS

    Érico Kunde Corrêa, Anita Ribas Avancini, Rodrigo Bilhalva Moncks, Matheus Francisco da Paz, Luciara Bilhalva Corrêa
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v29i0.2966
  • A INCLUSÃO DE TEMAS AMBIENTAIS NOS CURSOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DE UNIVERSIDADES PÚBLICAS PAULISTAS

    Talita Mazzini Lopes, Maria Cristina de Senzi Zancul
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v29i0.2968
  • PROJETOS DE PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO COM VISTA À ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL.

    Reginaldo dos Santos, Rita de Cássia Frenedozo
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v29i0.2856
  • GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS: PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE UNIVERSITÁRIOS EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR BRASILEIRA

    Cacilda Michele Cardoso Rocha, Alfredo Matos Moura Junior, Karine Matos Magalhães
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v29i0.2962
  • AMAZÔNIA, ENTRE UM OLHAR CIENTÍFICO E UM OLHAR AMAZÔNIDA: PISTAS PARA UM PROCESSO EDUCATIVO QUE INICIA COM AS PREOCUPAÇÕES LOCAIS

    Elizandra Rego de Vasconcelos, Nádia Magalhães da Silva Freitas
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v29i0.2949
  • EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ABORDAGEM E PERCEPÇÃO DO ECOSSISTEMA MANGUEZAL

    Rossana Barros Cardoso, Tiago Augusto Lima Cardoso, Maria de Fátima Camarotti
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v29i0.2793
  • EDUCAÇÃO AMBIENTAL E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COMUNICATIVAS NO ENSINO FUNDAMENTAL DO CAIC EM VITÓRIA DA CONQUISTA - BA

    Nelma Bispo Silva, Milton Ferreira da Silva Júnior
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v29i0.2894
  • O CICLO DE OFICINAS “CAMINHO DAS ÁGUAS” E A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE JOVENS AFETADOS POR ENCHENTES EM UNIÃO DOS PALMARES (AL)

    Carlos Jorge da Silva Correia, Maria Betânia da Silva Almeida, Maria Aparecida Lopes da Silva, Maria Madalena Soares da Silva, Maria Goretti Lopes Galvão
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v29i0.2876
  • EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CARTOGRAFIAS DAS PRÁTICAS COTIDIANAS DE PESCA NA ILHA DAS CAIEIRAS, VITÓRIA, ES.

    Flávia Silva Martinelli, Lidiane Pignaton Agostini, Soler Gonzalez
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v29i0.2961
  • “A FAUNA ESTÁ ACABANDO, A CAMADA DE OZÔNIO ESTÁ FURADA...”: PERCEPÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL POR CRIANÇAS DE DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DO SERTÃO DE PERNAMBUCO

    Leidiane Pereira Diniz, Maiara Tábatha da Silva Brito, Wesley Patrício Freire de Sá Cordeiro, André Laurênio de Melo, Mauro de Melo Júnior
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v29i0.2820
  • CONSIDERAÇÕES SOBRE AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS E OS IMPACTOS NA SUB-BACIA DO RIO CATOLÉ PARA O MUNICÍPIO DE VITÓRIA DA CONQUISTA-BAHIA

    rubens jesus sampaio, juliana oliveira santos, Dirlêi A. Bonfim, Milton Ferreira silva Jr.
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v29i0.2916
  • EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR SEGUNDO LICENCIANDOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E PROFESSORES EM EXERCÍCIO

    Marcia Seidenfuz Schulz, Maria Cristina Pansera de Araújo, Vidica Bianchi, Eva Teresinha de Oliveira Boff
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v29i0.2956
  • AÇÕES PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE FÍSICA COM FOCO NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

    Rosangela Ines Matos Uhmann, Lenir Basso Zanon
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v29i0.2944