ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DOS ESTUDANTES EM RELAÇÃO À APRENDIZAGEM DA ESTATÍSTICA
Palavras-chave:
APRENDIZAGEM, MATEMÁTICA, ESTATÍSTICA, COMPORTAMENTO, MOTIVAÇÃOResumo
Relata a experiência de pesquisa acerca do comportamento dos estudantes em relação à aprendizagem da Estatística. A amostra foi composta por 140 estudantes. Foi desenvolvido um instrumento de coleta de dados para identificação dos hábitos de estudos dos acadêmicos utilizando a escala Likert. A análise foi realizada através da Estatística Multivariada Análise de Componentes Principais (ACP), por meio do software SPSS (Statistical Package of Social Science). A ACP das respostas resultou em cinco fatores: o hábito de leitura e estudos; a preferência pela Matemática; experiência da disciplina de Estatística; forma de aprendizagem e influências externas aos estudantes que concluíram esta disciplina. Estes fatores demonstraram que a percepção da aplicação dos conceitos de Matemática e Estatística no cotidiano dos alunos tende a apresentar um comportamento pró-ativo para com as disciplinas, podendo influenciar em toda sua vida acadêmica. Portanto, torna-se relevante compreender e avaliar o comportamento dos estudantes em disciplinas da área das exatas, de forma a elaborar estratégias para incentivar e motivar os alunos no ambiente universitário.Downloads
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