Simulação numérica do comportamento de navios amarrados em bacias abrigadas

Autores

  • Liliana Vieira Pinheiro LNEC
  • João Alfredo Santos
  • Conceição Fortes

Palavras-chave:

Agitação marítima, Navio amarrado, Modelos numéricos Portos, SWAMS.

Resumo

Neste artigo descreve-se a ferramenta numérica SWAMS que se baseia nos modelos numéricos DREAMS, BOUSS-WMH e MOORNAV para caracterizar a resposta dum navio amarrado no interior dum porto sujeito à acção da agitação marítima. Os dois primeiros modelos simulam a propagação de ondas lineares e não lineares em zonas abrigadas de profundidade variável, tendo em conta os fenómenos da refracção, difracção, reflexão parcial, dissipação de energia devida ao atrito de fundo e rebentação das ondas. Enquanto o modelo DREAMS é um modelo linear baseado na equação de declive suave, o modelo não linear BOUSS-WMH é baseado nas equações de Boussinesq. O comportamento do navio amarrado é simulado com o pacote numérico MOORNAV que engloba um modelo numérico para resolver, no domínio da frequência, os problemas de radiação e de difração da interacção de corpos flutuantes com ondas e um modelo que converte os resultados daqueles problemas do domínio do tempo para o domínio da frequência e que monta e resolve as equações do movimento do navio amarrado, BAS.Apresentam-se as modificações introduzidas no modelo WAMIT para calcular as forças de difracção com base nas relações apresentadas em Haskind. Tais relações, porque utilizam o potencial de velocidades obtido com o modelo DREAMS ou com o modelo BOUSS-WMH, permitem levar em conta a refracção, difracção ou reflexão que podem ocorrer na propagação das ondas para o interior de uma bacia abrigada. Para além da descrição dos modelos numéricos na ferramenta SWAMS, apresenta-se a forma como os resultados são transferidos entre eles bem como aplicações da mesma para ilustrar as suas capacidades.

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Biografia do Autor

Liliana Vieira Pinheiro, LNEC

Posição actual: Bolseira de Iniciação à Investigação Científica no Núcleo de Portos e Estruturas Marítimas do Laboratório Nacional de Engenharia Civil, Portugal. Graus académicos: Mestrado em Engenharia Mecânica pelo Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa, perfil de Energia. Licenciatura em Engenharia Civil pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, perfil de Hidráulica, Recursos Hídricos e Ambiente.

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Publicado

2013-07-04

Como Citar

Pinheiro, L. V., Santos, J. A., & Fortes, C. (2013). Simulação numérica do comportamento de navios amarrados em bacias abrigadas. VETOR - Revista De Ciências Exatas E Engenharias, 23(1), 85–103. Recuperado de https://seer.furg.br/vetor/article/view/3695

Edição

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