A SUSTENTABILIDADE DE EMPRESAS DE TELEFONIA: UMA ANÁLISE COM BASE NO MODELO ORIENTADO À REPRESENTAÇÃO DO PENSAMENTO HUMANO
DOI:
https://doi.org/10.17648/sinergia-2236-7608-v22n1-6661Resumo
O objetivo fundamental é analisar se a adição de valor aos clientes segue a mesma tendência do que é divulgado sobre sustentabilidade pelas empresas de Telefonia, participantes do Programa Em Boa Companhia (PEBC) (BM&F BOVESPA, 2013). Para extração do conhecimento divulgado sobre sustentabilidade socioambiental é aplicado o Modelo Orientado à Representação do Pensamento Humano - MORPH (ZAMBON, 2006). Foi utilizado um grupo de empresas que divulgam objetivos semelhantes que é o caso das empresas de Telefonia do Programa Em Boa Companhia da BM&F BOVESPA (2013), que buscam o desenvolvimento sustentável. Objetos extraídos foram inseridos no frame MORPH, foram gerados scores, dessa maneira, analisadas por variáveis qualitativas (objetos sobre sustentabilidade) e variáveis quantitativas (scores e receitas de vendas). A TIM tem score 106 com variação positiva de 8,94% em sua receita de vendas de 2011 a 2012. A Telefônica Vivo tem score 257 com variação positiva de 14,15% em sua receita de vendas de 2011 a 2012. Porém, a empresa TIM (score 106) divulga informações menos objetivas e claras com relação a empresa Telefônica Vivo (score 257), quanto à consideração e detalhes consistentes sobre práticas de governança sustentável.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2018-07-03
Como Citar
Maia Tomé, I., & Bresciani, L. P. (2018). A SUSTENTABILIDADE DE EMPRESAS DE TELEFONIA: UMA ANÁLISE COM BASE NO MODELO ORIENTADO À REPRESENTAÇÃO DO PENSAMENTO HUMANO. SINERGIA - Revista Do Instituto De Ciências Econômicas, Administrativas E Contábeis, 22(1), 9–22. https://doi.org/10.17648/sinergia-2236-7608-v22n1-6661
Edição
Seção
Artigos