GLOBAL REPORTING INITIATIVE (GRI): UMA ANÁLISE DA ADESÃO AS DIRETRIZES PELAS EMPRESAS LISTADAS NO NOVO MERCADO SOB A PERSPECTIVA DAS TEORIAS INSTITUCIONAL E DA LEGITIMIDADE
Palavras-chave:
Teoria da Legitimidade, Teoria Institucional, Informações socioambientais, Global Reporting Initiative.Resumo
O estudo se propõe a analisar, sob a perspectiva das Teorias Institucional e da Legitimidade, quais companhias do Novo Mercado da BM&FBovespa aderiram às diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI) e identificar qual a versão das diretrizes GRI adotadas. O estudo é descritivo, qualitativo e documental. Os dados foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo e referem-se ao período de 2011 a 2013. Os resultados revelam que, das 133 companhias da amostra, 67 não possuem ou não foram encontrados os relatórios de sustentabilidade no período analisado. Das 66 empresas que publicaram o relatório de sustentabilidade no período de 2011 a 2013, somente 17 empresas não divulgaram as informações socioambientais conforme as diretrizes da GRI. O estudo revela que as empresas divulgam práticas de sustentabilidade nos relatórios para reafirmar sua legitimidade perante a sociedade. Além disso, utilizam práticas de divulgação com base em outras empresas modelos, como é o caso da adesão as diretrizes da GRI, o que se pode relacionar com a Teoria Institucional com base no isomorfismo mimético. Percebe-se que as práticas socioambientais são institucionalizadas e a mudança de versão da G3 para G4, ampliando o disclosure dos indicadores propostos.Downloads
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Publicado
2015-12-23
Como Citar
da Silva, G. D., Gonçalves, M. N., & Moraes, R. de O. (2015). GLOBAL REPORTING INITIATIVE (GRI): UMA ANÁLISE DA ADESÃO AS DIRETRIZES PELAS EMPRESAS LISTADAS NO NOVO MERCADO SOB A PERSPECTIVA DAS TEORIAS INSTITUCIONAL E DA LEGITIMIDADE. SINERGIA - Revista Do Instituto De Ciências Econômicas, Administrativas E Contábeis, 19(2), 91–104. Recuperado de https://seer.furg.br/sinergia/article/view/4919
Edição
Seção
Artigos