GLOBAL REPORTING INITIATIVE (GRI): UMA ANÁLISE DA ADESÃO AS DIRETRIZES PELAS EMPRESAS LISTADAS NO NOVO MERCADO SOB A PERSPECTIVA DAS TEORIAS INSTITUCIONAL E DA LEGITIMIDADE

Autores

  • Gabriela Dias da Silva Universidade Estadual de Maringá - Endereço: Avenida Colombo, 5790 – Jardim Universitário. Bloco C23. CEP 87020-900 – Maringá/PR – Brasil
  • Marguit Neumann Gonçalves Universidade Estadual de Maringá - Endereço: Avenida Colombo, 5790 – Jardim Universitário. Bloco C23. CEP 87020-900 – Maringá/PR – Brasil
  • Romildo de Oliveira Moraes Universidade Estadual de Maringá - Endereço: Avenida Colombo, 5790 – Jardim Universitário. Bloco C23. CEP 87020-900 – Maringá/PR – Brasil

Palavras-chave:

Teoria da Legitimidade, Teoria Institucional, Informações socioambientais, Global Reporting Initiative.

Resumo

O estudo se propõe a analisar, sob a perspectiva das Teorias Institucional e da Legitimidade, quais companhias do Novo Mercado da BM&FBovespa aderiram às diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI) e identificar qual a versão das diretrizes GRI adotadas. O estudo é descritivo, qualitativo e documental. Os dados foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo e referem-se ao período de 2011 a 2013. Os resultados revelam que, das 133 companhias da amostra, 67 não possuem ou não foram encontrados os relatórios de sustentabilidade no período analisado. Das 66 empresas que publicaram o relatório de sustentabilidade no período de 2011 a 2013, somente 17 empresas não divulgaram as informações socioambientais conforme as diretrizes da GRI. O estudo revela que as empresas divulgam práticas de sustentabilidade nos relatórios para reafirmar sua legitimidade perante a sociedade. Além disso, utilizam práticas de divulgação com base em outras empresas modelos, como é o caso da adesão as diretrizes da GRI, o que se pode relacionar com a Teoria Institucional com base no isomorfismo mimético. Percebe-se que as práticas socioambientais são institucionalizadas e a mudança de versão da G3 para G4, ampliando o disclosure dos indicadores propostos.

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Biografia do Autor

Gabriela Dias da Silva, Universidade Estadual de Maringá - Endereço: Avenida Colombo, 5790 – Jardim Universitário. Bloco C23. CEP 87020-900 – Maringá/PR – Brasil

Mestranda em Ciências Contábeis na linha de Usuários Externos pela Universidade Estadual de Maringá - Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Marguit Neumann Gonçalves, Universidade Estadual de Maringá - Endereço: Avenida Colombo, 5790 – Jardim Universitário. Bloco C23. CEP 87020-900 – Maringá/PR – Brasil

Doutora em Economia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e em Sciences Economiques pela Universidade de Grenoble/França. Professora do departamento de Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Maringá – UEM.

Romildo de Oliveira Moraes, Universidade Estadual de Maringá - Endereço: Avenida Colombo, 5790 – Jardim Universitário. Bloco C23. CEP 87020-900 – Maringá/PR – Brasil

Doutor em Ciências Contábeis - área de concentração: Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo. Professor adjunto do departamento de Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Maringá – UEM.

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Publicado

2015-12-23

Como Citar

da Silva, G. D., Gonçalves, M. N., & Moraes, R. de O. (2015). GLOBAL REPORTING INITIATIVE (GRI): UMA ANÁLISE DA ADESÃO AS DIRETRIZES PELAS EMPRESAS LISTADAS NO NOVO MERCADO SOB A PERSPECTIVA DAS TEORIAS INSTITUCIONAL E DA LEGITIMIDADE. SINERGIA - Revista Do Instituto De Ciências Econômicas, Administrativas E Contábeis, 19(2), 91–104. Recuperado de https://seer.furg.br/sinergia/article/view/4919

Edição

Seção

Artigos