Análise do comprometimento com o curso de administração – um estudo de caso na FURG – modalidade a distância
Palavras-chave:
Análise de comprometimento, Educação a distância, Escala LikertResumo
O objetivo deste trabalho foi analisar o comprometimento dos alunos do curso de Administração da FURG na modalidade a distância (FURG/UAB). O estudo foi elaborado em duas etapas sendo a primeira uma análise bibliográfica destinada a identificar as variáveis para elaboração do instrumento de coleta de dados, e a segunda de caráter quantitativo descritivo, destinada a analisar o comprometimento dos alunos com o curso. Os questionários foram adaptados, do trabalho de Meyer, Allen e Smith, para a realidade dos estudantes no ensino a distância, constituindo-se, portanto, em uma análise de escala do tipo Likert. Os questionários foram aplicados nos cinco polos existentes na primeira oferta do curso de Administração a distância da FURG. De um total de 71 estudantes, 49 responderam o questionário, obtendo-se uma taxa de retorno total de 69.01%. Os resultados obtidos mostraram a dimensão afetiva como sendo a que mais se destacou, seguida das dimensões normativa e instrumental respectivamente. Também, foi possível verificar que os três comprometimentos analisados: afetivo, instrumental e normativo, não são antagônicos e podem existir harmoniosamente, em diferentes graus e combinações.Downloads
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Publicado
2015-08-18
Como Citar
Mirco, D. D., & Avila, J. F. (2015). Análise do comprometimento com o curso de administração – um estudo de caso na FURG – modalidade a distância. SINERGIA - Revista Do Instituto De Ciências Econômicas, Administrativas E Contábeis, 18(2), 49–64. Recuperado de https://seer.furg.br/sinergia/article/view/4461
Edição
Seção
Artigos