Endomarketing em uma Universidade Comunitária: uma Análise a partir das percepções dos colaboradores <BR> Internal marketing in a Community University: an analysis based on the perceptions of Administrative technicians
Palavras-chave:
endomarketing, universidade comunitária, percepçõesResumo
O estudo tem como objetivo analisar o processo de endomarketing na instituição de educação superior Beta, localizada no norte do Estado do Rio Grande do Sul, procurando avaliar a percepção dos funcionários. A pesquisa assume caráter qualitativo e de diagnóstico, com entrevista a responsáveis pela gestão de endomarketing e aplicação de questionário aos funcionários do setor financeiro da instituição, setor este escolhido por acessibilidade e conveniência. Foram identificados e caracterizados os principais instrumentos de endomarketing utilizados, e captadas as percepções dos colaboradores pesquisados sobre o uso, a efetividade e a importância destes instrumentos, especialmente para a gestão de pessoas. Os principais resultados encontrados indicam que a instituição Beta apresenta um potencial para desenvolver um programa de endomarketing, já que possui qualidade na educação e credibilidade no mercado, o que determina o seu sucesso na região a qual se encontra inserida, mas não torna o endomarketing, de fato, um meio de informação, comunicação e desenvolvimento perante seu público interno.Downloads
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Publicado
2014-07-15
Como Citar
Dias, M. G., & Schröeder, C. da S. (2014). Endomarketing em uma Universidade Comunitária: uma Análise a partir das percepções dos colaboradores <BR> Internal marketing in a Community University: an analysis based on the perceptions of Administrative technicians. SINERGIA - Revista Do Instituto De Ciências Econômicas, Administrativas E Contábeis, 17(2), 77–86. Recuperado de https://seer.furg.br/sinergia/article/view/4030
Edição
Seção
Artigos