Escolha profissional e o perfil dos acadêmicos de Administração na modalidade à distância da Universidade Federal do Rio Grande – FURG: um estudo comparativo
Palavras-chave:
Escolha Profissional, Educação Superior, ensino à distância.Resumo
A atividade profissional é fundamental para a constituição do sujeito e reprodução da sociedade. Por outro lado, o processo de ensino-aprendizagem, no modelo à distância, apresenta novos desafios e mudanças substanciais na maneira de se produzir conhecimento. Desta forma, neste estudo analisaram-se dados sócio-econômicos dos acadêmicos do curso de Administração à distância da Universidade Federal do Rio Grande, com o intuito de traçar seu perfil, fazendo uma análise comparativa com o modelo presencial. Trata-se de um estudo quantitativo, no qual se utilizou de tratamento estatístico na análise dos dados, obtidos de questionário e fontes secundárias. Os resultados demonstram que os acadêmicos da modalidade à distância possuem uma média de idade superior aos do presencial, 63% são responsáveis por seu sustento. Além disso, apenas 11% são oriundos de escolas particulares, ao passo que 25% no presencial provém destas instituições. Mais de 50%, por sua vez, são filhos de pais com grau de instrução inferior ao ensino fundamental e 31% afirmaram que o fizeram basicamente por ser um curso virtual, indicando que a educação à distância, além de levar a possibilidade de qualificação profissional às mais distantes regiões do país, beneficia um público que está entre as camadas mais necessitadas da população.Downloads
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Publicado
2013-09-27
Como Citar
Silva, R. P., Silva, M. A. P., Cruz, R. G., & Carrasco, T. S. (2013). Escolha profissional e o perfil dos acadêmicos de Administração na modalidade à distância da Universidade Federal do Rio Grande – FURG: um estudo comparativo. SINERGIA - Revista Do Instituto De Ciências Econômicas, Administrativas E Contábeis, 16(1), 21–29. Recuperado de https://seer.furg.br/sinergia/article/view/2307
Edição
Seção
Artigos