Análise das estratégias mercadológicas da Vila Rica Tecidos em Campina Grande-PB
Palavras-chave:
Planejamento Estratégico. Estratégias mercadológicas. Pequena empresa.Resumo
Em um ambiente cada vez mais competitivo, cabe à administração contribuir para que as organizações desenvolvam soluções e estratégias para atender adequadamente seu mercado. O objetivo do trabalho foi analisar as estratégias mercadológicas da organização Vila Rica Tecidos com intuito de verificar sua adequação ao atual cenário competitivo. A pesquisa, caracterizada como estudo de caso, exploratório e descritiva, utilizou-se de entrevista estruturada e pesquisa bibliográfica para sua operacionalização. A empresa não possui estratégias de marketing consistentes nem uma postura estratégica clara, fatos evidenciados pela ausência de planejamento de marketing, desconhecimento das principais variáveis ambientais que afetam os resultados organizacionais e pouco conhecimento das estratégias dos concorrentes. Constata-se que a organização objeto de estudo não possui planejamento mercadológico nem estratégias de marketing integradas, o que prejudica sua competitividade, ameaçando sua sobrevivência a médio prazo. Sugere-se a adoção do planejamento estratégico de marketing para que a empresa possa conhecer em profundidade todos os elementos do ambiente que possuem implicações aos seus resultados, a adoção da estratégia de nicho e o desenvolvimento de serviços personalizados para um melhor posicionamento competitivo.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-08-19
Como Citar
Moraes Sobrinho, J., & Nogueira, A. B. (2013). Análise das estratégias mercadológicas da Vila Rica Tecidos em Campina Grande-PB. SINERGIA - Revista Do Instituto De Ciências Econômicas, Administrativas E Contábeis, 15(2), 9–19. Recuperado de https://seer.furg.br/sinergia/article/view/2124
Edição
Seção
Artigos