ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NUTRICIONAL E PANDEMIA DE COVID-19: PROPOSTA DE METODOLOGIA PARA AUXILIAR NA DEFINIÇÃO DOS ITENS DE "KIT ALIMENTARES"
DOI:
https://doi.org/10.17648/2236-7608-v26n2-13566Resumo
A pandemia trouxe efeitos imediatos sobre a dinâmica da sociedade, inclusive no ambiente escolar. Uma das medidas urgentes para assegurar a segurança de alunos e dos seus círculos de convivência, foi a suspensão das aulas presenciais e vigência do regime remoto. Contudo, um aspecto preocupante é a insegurança alimentar dos estudantes; inquietação essa minimizada pela flexibilização do PNAE para possibilitar a distribuição de ‘kits alimentares’. Neste ínterim, de maior responsabilização pela definição dos gêneros alimentícios, este trabalho objetiva identificar uma proposta metodológica para auxiliar nutricionistas administradores na definição dos itens componentes de ‘kits alimentícios’. O estudo é quantitativo, descritivo, valendo-se da programação linear. A simulação consiste em selecionar 93 alimentos e identificar-se as necessidades nutricionais para um estudante de ensino médio, submetendo os dados à modelagem de otimização linear. O achado consiste em um algoritmo de resolução para o diet problem, o qual pode ser manipulado para obter dietas equilibradas para os alunos, atendendo as exigências nutricionais e minimizando o custo financeiro. Demonstra-se a aplicabilidade da programação linear para otimizar a escolha de porções de alimentos para compor ‘kits’; ainda há administradores nutricionais que desconhecem os poderes desta para subsidiar e proporcionar velocidade em sua tomada de decisão.