DESAFIOS DO SETOR LÁCTEO E COOPERATIVISMO:

UM OLHAR SOBRE EXPERIÊNCIAS NO VALE DO TAQUARI (RS)

Autores

  • Janaína Führ Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
  • Hoyêdo Nunes Lins Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.17648/2236-7608-v26n1-13003

Resumo

As estruturas cooperativas sobressaem no debate sobre o desenvolvimento rural, sobretudo na análise das possibilidades dos territórios perante processos estruturais. O gaúcho Vale do Taquari destaca-se no setor lácteo, cujas mudanças recentes ampliaram as exigências em qualidade e produtividade, repercutindo na produção primária. Este estudo aborda essa realidade regional examinando o papel do cooperativismo. Sua base é pesquisa de campo, realizada entre 2018 e 2019, junto a produtores de leite, unidades de processamento que incluem duas cooperativas e instituições diversas. O objetivo é analisar o modo como as cooperativas operam para promover as condições dos produtores primários em face das maiores imposições financeiras e tecnológicas, especialmente. O estudo mostra que o abandono da atividade primária, sobretudo por produtores idosos e carentes de recursos financeiros e mão de obra, enfrentando problemas de sucessão nas propriedades, marca presença na área, e que as cooperativas, indicadas como muito importantes para o setor lácteo, atuam concretamente sobre as adversidades. Falar em cooperativas no setor lácteo regional significa referir a um tipo de estrutura em que a esfera da produção primária deposita confiança, percebendo possibilidades quanto à reprodução econômica nas propriedades. Contudo, as próprias cooperativas não são refratárias às maiores exigências do setor lácteo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janaína Führ, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Doutora em Economia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Docente da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC/CEAVI).

 

Hoyêdo Nunes Lins, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutor em Geografia e Organização do Espaço pela Université de Tours, na França. Mestre em Planejamento do Desenvolvimento Regional pela University College of Swansea, na Grã Bretanha. Docente da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Downloads

Publicado

2022-01-18

Como Citar

Führ, J., & Nunes Lins, H. . (2022). DESAFIOS DO SETOR LÁCTEO E COOPERATIVISMO: : UM OLHAR SOBRE EXPERIÊNCIAS NO VALE DO TAQUARI (RS). SINERGIA - Revista Do Instituto De Ciências Econômicas, Administrativas E Contábeis, 26(1). https://doi.org/10.17648/2236-7608-v26n1-13003

Edição

Seção

Artigos