PRECISAMOS FALAR SOBRE ATIVO: ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DISCENTE A PARTIR DA TEORIA DO SIGNO LINGUÍSTICO DE SAUSSURE
DOI:
https://doi.org/10.17648/2236-7608-v26n1-12810Resumo
Este trabalho investiga a percepção dos graduandos em Contabilidade sobre o conceito de ativo, sob a perspectiva teórica saussureana. Distribuiu-se questionário adaptado de Goulart (2002), obtendo amostra composta por 185 graduandos em Ciências Contábeis de cinco Instituições de Ensino Superior (IES) localizadas na cidade de São Paulo. Os dados foram analisados de forma descritiva, realizando-se também a Análise de Correspondência Simples (ANACOR). Resultados apontam confusão entre significado e significante de acordo com a Teoria do Signo Linguístico de Saussure. Porém, é possível observar mudanças na percepção do conceito entre a amostra de Goulart e a deste artigo. A característica “benefícios econômicos futuros” se destaca como uma das principais para os estudantes. Portanto, espera-se contribuir teoricamente no entendimento sobre o conceito de ativo a partir da perspectiva linguística. Contribui com empresas, mercado e governo incentivando formação de contadores baseada em princípios e julgamento profissional, e não apenas em regras. Para as IES, incentiva um currículo que aproxime signo de significante, aproximando ensino de teoria e prática. Por fim, contribui à prática docente com informações sobre principais confusões conceituais sobre o conceito de ativo.